Os primeiros jogos do Campeonato Paulista permitiram ao Palmeiras apresentar novas opções, dar mais chances a alguns mais experientes e continuar abrindo espaço para garotos da base no elenco profissional. Nas quatro primeiras rodadas do torneio estadual, o Verdão colocou em campo 14 atletas formados pelo clube.

Além dos jogadores que já vinham atuando com destaque em 2020, casos de Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo e Wesley, o auxiliar João Martins promoveu estreias. O lateral-direito Garcia, o meio-campista Fabinho e os atacantes Giovani e Newton receberam suas primeiras oportunidades no profissional.

Atletas como Renan, Esteves e Gabriel Silva já vinham fazendo parte do grupo e ganharam mais minutos. O goleiro Vinicius Silvestre teve sua primeira sequência desde o retorno ao Verdão, em janeiro de 2020, e agradou. Ele encaminhou sua renovação e deve assinar vínculo válido até o fim de 2024.

Fabinho, Renan, Vanderlan e Garcia na Academia do Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Fabinho, Renan, Vanderlan e Garcia na Academia do Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Já o lateral-esquerdo Victor Luis e o atacante Rafael Elias encaram a nova chance no clube como uma oportunidade para mostrar serviço e assim permanecer durante a temporada. O lateral voltou de empréstimo do Botafogo e entrou em campo nas quatro partidas do Paulistão, enquanto o atacante, livre de suspensão de doping, atuou em três jogos e marcou um gol.

Entre os suplentes, o Verdão levou para os jogos o zagueiro Henri, o lateral Vanderlan, os meio-campistas Ramon e Vitinho e o atacante Pedro Acácio. Todos fazem parte do grupo de apoio que reforçou o dia a dia da Academia de Futebol durante a folga do elenco.

– Foi uma coisa muito boa que aconteceu na minha carreira. Nesse pouco tempo lá, aprendi muita coisa boa. Estou aqui na Academia desde 2014 e foi um dos grandes aprendizados que vou levar pro resto da minha vida. Conviver no dia a dia com caras como o Felipe Melo foi muito importante para a minha posição de volante. Eu olhava bastante ele treinando e estilo de jogo e de passe – disse Ramon.

O uso de garotos deve continuar mesmo após o retorno do elenco. Isso porque o clube prevê um calendário apertado e com pouco tempo para descanso e preparação por causa da paralisação atual do Campeonato Paulista.

Na próxima semana, os palmeirenses terão mais duas decisões de título: contra o Defensa y Justicia, da Argentina, pela Recopa Sul-Americana (dias 7 e 14), e contra o Flamengo, pela Supercopa do Brasil (dia 11).

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.