Diário de São Paulo
Siga-nos

Abel valoriza vice do Palmeiras no Paulistão e ganha caras novas: “Campeonato de todos”

Classificado para as oitavas de final, o Palmeiras encerra sua participação no Grupo A da Libertadores contra o Universitario, no Allianz Parque, na próxima

PALMEIRAS
PALMEIRAS

Redação Publicado em 24/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h52


“Temos estado em todas as finais de todas as competições”, afirmou o treinador do Verdão

O Campeonato Paulista de 2021 terminou para o Palmeiras com o vice-campeonato e uma boa avaliação da comissão técnica liderada por Abel Ferreira sobre o desempenho alviverde no torneio estadual.

Com um calendário apertado desde janeiro, o Verdão decidiu usar as 12 rodadas da fase de grupos para rodar o elenco, abrir espaço aos jovens e dar mais minutos aos reservas. Os titulares jogaram juntos somente na semifinal contra o Corinthians e nas duas decisões contra o São Paulo.

– Esse foi um campeonato de todos para todos. Não foi o campeonato dos titulares, dos reservas ou do sub-20. Foi um campeonato de todos e para todos. Jogou Vinicius, Jailson, Weverton, Michel… É só vocês verem a quantidade de jogadores que utilizamos e valorizar tudo isso. Esse Paulista foi um campeonato de todos, para todos e com grande orgulho do que nós, como equipe técnica, fizemos, que esses jogadores e o percurso até chegar à final – afirmou Abel Ferreira.

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante a final do Paulista — Foto: Marcos Ribolli

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante a final do Paulista — Foto: Marcos Ribolli

– Em determinada altura, estava perdido, mas é preciso acreditar. Conseguimos passar às quartas. Jogamos contra um time super competitivo que é o Bragantino na casa deles. Ganhamos bem. A seguir, tivemos que enfrentar um dos nossos maiores rivais e outra vez na casa deles. Ganhamos e bem. Com todo mérito, sabedoria e competência chegamos à final com ida e volta contra o São Paulo. E temos que assumir, admitir e aceitar que, nesses dois jogos, nosso adversário foi mais competente, mais eficaz e, na minha opinião, muito feliz – completou.

No último domingo, os palmeirenses chegaram ao 43º jogo em 2021. De janeiro para cá, o time de Abel Ferreira teve compromissos por Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil, Mundial de Clubes da Fifa, Supercopa, Recopa Sul-Americana e Campeonato Paulista.

No torneio estadual, o Verdão usou 38 jogadores diferentes e promoveu estreias de jovens no time profissional, como os zagueiros Henri e Michel, o lateral-direito Garcia, os meio-campistas Fabinho e Pedro Bicalho e os atacantes Giovani e Newton. Alguns devem ter espaço no elenco de apoio para a sequência da temporada.

Com apenas o reforço de Danilo Barbosa até o momento, Abel destacou o grupo mesmo que a temporada de 2021 ainda represente três vices: o Verdão perdeu as decisões do Paulistão, da Supercopa e da Recopa Sul-Americana.

– Eu prefiro chegar às finais e ganhá-las, mas prefiro chegar às finais. Porque, para chegar às finais, é preciso trabalhar, é preciso ter competência, é preciso ter uma equipe focada. E nós temos estado em todas as finais de todas as competições. Quem quiser valorizar isso, valoriza. O processo, o caminho até chegar. Quem quiser criticar, porque perdemos as finais, podem criticar. Porque nós, de fato, perdemos umas, ganhamos outras.

– Mas uma coisa quero dizer: minha vida é feita assim. Sei que, às vezes, vocês me conhecem dentro das quatro linhas. O negócio dentro de campo é uma coisa: competir para ganhar. O negócio fora de campo é outro. Portanto, uma coisa quero dizer para quem está lá em casa: umas vezes chorei, outras vezes perdi, mas mil emoções eu vivi.

Classificado para as oitavas de final, o Palmeiras encerra sua participação no Grupo A da Libertadores contra o Universitario, no Allianz Parque, na próxima quinta-feira. No domingo, a estreia no Campeonato Brasileiro será contra o Flamengo, no Maracanã, no domingo.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias