Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo

VÍDEO: repórter é censurado por seguranças no Catar durante transmissão ao vivo

O caso aconteceu dias antes da abertura da Copa do Mundo no país

VÍDEO: repórter é censurado por seguranças no Catar durante transmissão ao vivo - Imagem: reprodução
VÍDEO: repórter é censurado por seguranças no Catar durante transmissão ao vivo - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 16/11/2022, às 10h41


Rasmus Tantholdt, jornalista dinamarquês responsável pela cobertura da Copa do Mundo no Catar pela TV2, foi ameaçado por seguranças cataris durante uma transmissão ao vivo.

O repórter estava comentando com o âncora do jornal justamente que sua equipe estava sendo abordada por autoridades de segurança da região.

Imediatamente, as imagens mostraram seguranças tentando impedir que os cinegrafistas registrassem imagens da abordagem e do local.

No vídeo, é possível ver Tantholdt tentando argumentar com os oficiais:

"Estamos ao vivo na televisão dinamarquesa. Senhor, você convidou o mundo inteiro para vir aqui, por que não podemos filmar, é um lugar público", disse ele.

As imagens também registraram o momento em que Tantholdt tenta mostrar suas credenciais de imprensa, que permitem que eles filmem em qualquer lugar do país, para os seguranças, que insistem na abordagem constrangedora.

Após o incidente, o Comitê Supremo do Catar formalizou um pedido de desculpas à equipe de reportagem. O repórter envolvido no caso também afirmou ter recebido um pedido de retratação dos seguranças cataris logo após o ocorrido.

"Diz muito sobre o que é o Catar. Você pode ser atacado e ameaçado enquanto trabalha na mídia livre. Não é um país democrático. Minha experiência após visitar 110 países no mundo é: quanto mais você tem a esconder, mais difícil é para fazer uma reportagem lá", comentou Tantholdt.

Compartilhe  

últimas notícias