Diário de São Paulo
Siga-nos
Teste do sofá

"Teste do sofá": ex-BBB afirma ter sido vítima de assédio em testes da Globo e Record

Ele também revelou que desistiu da carreira de ator por conta disso

"Teste do sofá": ex-BBB afirma ter sido vítima de assédio em teste da Globo e Record - Imagem: reprodução
"Teste do sofá": ex-BBB afirma ter sido vítima de assédio em teste da Globo e Record - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 31/07/2023, às 09h12


Ainda uma incógnita no mundo do entretenimento, o assédio em testes para conseguir papéis relevantes em novelas e produções de grandes emissora, também conhecido como "teste do sofá", é um dos segredos mais bem guardados do meio artístico.

No entanto, segundo o ex-BBB João Almeida, o "Bruxo" do BBB 14, o teste do sofá é bastante comum e ele já foi vítima na Globo e na Record, na primeira mais de uma vez.

"A primeira tentativa aconteceu logo depois que eu saí do BBB, tirei o meu DRT e fui fazer um teste para 'Malhação', em 2015. Alguns amigos me contaram o que seria preciso fazer para conseguir o papel. 'Não é só ser ativo não, tem que fazer de tudo', me falaram", contou o ex-BBB ao UOL.

João preferiu não citar os nomes das pessoas que falaram com ele, mas afirmou que foi abordado por pessoas que faziam parte da produção das tramas.

"Em 2016 ou 2017, fiz um teste para a novela das 20h, e o papo foi o mesmo. De uma forma muito escrachada. Eles usavam a palavra 'namorar'. Eu falei: 'Defina esse namorar aí', e me responderam: 'tem que me dar'. Inventei uma história e saí fora."

Depois das experiências de assédio na Globo, João Almeida, que é ator de formação, conta que sofreu o mesmo tipo de abordagem na Record.

"Antes mesmo de fazer o teste, em uma novela bíblica, o produtor que me indicou para o diretor já veio de graça. Passei no teste e ele voltou a falar a mesma parada. Abandonei de vez. Infelizmente esse meio é assim", contou.

Ele também ressaltou que todas as conversas foram bastante diretas: "Logo depois do teste já começam. 'Vou dar meu telefone pessoal', diz o chefe. Aí perguntam: 'Você tem namorada?'. E falam: 'Já arrumou aqui um namorado hein'. São bastante diretos, como se você fosse um produto. Tenho amigos atores que aceitaram, alguns que já até fizeram A Fazenda, mas eu não aceito, não curto."

O ex-BBB disse também já ter visto muitas tentativas de assédio em trabalhos que fez como modelo: "É o que mais tem. Eles são muito diretos sempre, e só permanece quem aceita as condições", finalizou

Compartilhe  

últimas notícias