Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

Solstício de verão: Conheça o fenômeno e quando acontece

O Solstício de verão marca a chegada da nova estação

O Solstício de verão marca a chegada da nova estação - Imagem: Reprodução/Pexels
O Solstício de verão marca a chegada da nova estação - Imagem: Reprodução/Pexels

Ana Rodrigues Publicado em 18/12/2023, às 12h08


Na próxima sexta-feira (22), acontece o solstício de verão no hemisfério sul. O evento marca a chegada da nova estação, e também é conhecido pelo momento do ano em que o círculo polar Antártico está mais próximo do Sol.

Segundo a CNN, o fenômeno acontece devido à posição da Terra em relação ao Sol, e devido ao movimento de rotação dela em torno da estrela.

A Terra orbita um ângulo inclinado, e durante metade do ano o Hemisfério Sul é inclinado em direção ao Sol - quando é verão no Hemisfério Sul e inverno no Hemisfério Norte.

Os solstícios acontecem duas vezes ao ano, nos pontos da órbita da Terra onde a inclinação é mais pronunciada. Nestes dias, são registrados os dias mais longos (no hemisfério de verão) e os mais curtos (no hemifério de inverno) do ano e marcam a mudanças de estações para verão e inverno, respectivamente.

O momento do solstício acontece em uma hora específica do dia, quando o hemisfério está no pico de iluminação.

As cidades que estão localizadas abaixo do Trópico de Capricórnio estarão um pouco mais próximas do Sol, do que as que estão acima do tópico. Por isso, o dia nos estados da Região Sul e em parte do estado de São Paulo - incluindo a capital - será um pouco mais longo do que nos demais estados do país.

Porém, o dia será cerca de um minuto mais longo apenas, sobretudo se comparado ao dia anterior. Trata-se de um fenômeno astronômico, reflexo de uma série de outros fenômenos, por exemplo, como a rotação e translação.

Compartilhe  

últimas notícias