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GAMES

Nintendo processa PocketPair por violação de patentes

Estúdio é responsável por "Palworld", que possui alguns elementos similares a alguns monstros de bolso da franquia Pokémon

Nintendo processa PocketPair por violação de patentes - Imagem: Reprodução / BlueSky / @sucumbaea.bsky.social‬
Nintendo processa PocketPair por violação de patentes - Imagem: Reprodução / BlueSky / @sucumbaea.bsky.social‬

William Oliveira Publicado em 19/09/2024, às 13h27


Na noite desta quarta-feira (18), a Nintendo anunciou em um comunicado que está processando o estúdio PocketPair por violação de patentes. O estúdio é responsável por Palworld, que foi lançado em janeiro e se tornou um hit na indústria de games na época do lançamento.

O jogo mistura elementos de Pokémon com algumas mecânicas variadas, incluindo multiplayer online, combate em tempo real e até o uso de armas de fogo. Contudo, desde o lançamento do game, alguns fãs notaram que muitos dos “Pals” presentes no jogo eram semelhantes a alguns dos monstros de bolso da franquia Pokémon.

Na época em que surgiram as especulações, a Nintendo comunicou que já estava ciente da situação e que tinha iniciado uma investigação interna a respeito. Posteriormente, após oito meses, a resposta veio na forma de um processo por violação de patentes.

Entretanto, o estúdio japonês PocketPair respondeu alegando não estar ciente de nenhuma violação de patente e afirmou que vai enfrentar a Nintendo na corte “para garantir que desenvolvedores independentes não sejam impedidos ou desencorajados de seguir suas ideias criativas”.

Lançado inicialmente para PC, Palworld chamou muita atenção e conquistou uma base ampla de jogadores, chegando a registrar mais de 2 milhões de pessoas jogando simultaneamente em janeiro. Posteriormente, o jogo recebeu uma versão para Xbox Series, mas seu período de sucesso se limitou à época do lançamento.

O que diz o público?

Para o público geral, as semelhanças entre Palworld e a franquia Pokémon não justificam o processo, alegando que a Nintendo não especificou quais patentes foram violadas.

Até o momento, sabe-se que apenas algumas das criaturas do jogo foram criadas a partir de modelos 3D oficiais da Pokémon Company, trazendo algumas leves alterações no design original. Contudo, o problema parece envolver outras questões.

Leia na íntegra a declaração da Pocketpair:

"Relativamente à ação judicial:

Ontem, foi intentada uma ação judicial contra a nossa empresa por violação de patentes. Recebemos uma notificação desta ação judicial e iniciaremos os procedimentos legais e investigações apropriados sobre as alegações de violação de patentes.

Neste momento, não temos conhecimento das patentes específicas que somos acusados de violar e não fomos notificados de tais detalhes.

A Pocketpair é uma pequena empresa de jogos indie sediada em Tóquio. O nosso objetivo como empresa sempre foi criar jogos divertidos. Continuaremos a perseguir este objetivo porque sabemos que os nossos jogos trazem alegria a milhões de jogadores em todo o mundo. O Palworld foi um sucesso surpreendente este ano, tanto para os jogadores como para nós. Ficámos surpreendidos com a resposta fantástica ao jogo e temos trabalhado arduamente para o tornar ainda melhor para os nossos fãs.

Vamos continuar a melhorar o Palworld e a esforçar-nos por criar um jogo de que os nossos fãs se possam orgulhar.

É realmente lamentável que sejamos obrigados a dedicar muito tempo a assuntos não relacionados com o desenvolvimento do jogo devido a esta ação judicial. No entanto, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance pelos nossos fãs e para garantir que os criadores de jogos independentes não sejam impedidos ou desencorajados de prosseguir com as suas ideias criativas.

Pedimos desculpa aos nossos fãs e apoiantes por qualquer preocupação ou desconforto que esta notícia tenha causado.

Como sempre, obrigado pelo vosso apoio contínuo ao Palworld e à Pocketpair"

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