Estúdio é responsável por "Palworld", que possui alguns elementos similares a alguns monstros de bolso da franquia Pokémon
William Oliveira Publicado em 19/09/2024, às 13h27
Na noite desta quarta-feira (18), a Nintendo anunciou em um comunicado que está processando o estúdio PocketPair por violação de patentes. O estúdio é responsável por Palworld, que foi lançado em janeiro e se tornou um hit na indústria de games na época do lançamento.
O jogo mistura elementos de Pokémon com algumas mecânicas variadas, incluindo multiplayer online, combate em tempo real e até o uso de armas de fogo. Contudo, desde o lançamento do game, alguns fãs notaram que muitos dos “Pals” presentes no jogo eram semelhantes a alguns dos monstros de bolso da franquia Pokémon.
Na época em que surgiram as especulações, a Nintendo comunicou que já estava ciente da situação e que tinha iniciado uma investigação interna a respeito. Posteriormente, após oito meses, a resposta veio na forma de um processo por violação de patentes.
Entretanto, o estúdio japonês PocketPair respondeu alegando não estar ciente de nenhuma violação de patente e afirmou que vai enfrentar a Nintendo na corte “para garantir que desenvolvedores independentes não sejam impedidos ou desencorajados de seguir suas ideias criativas”.
Lançado inicialmente para PC, Palworld chamou muita atenção e conquistou uma base ampla de jogadores, chegando a registrar mais de 2 milhões de pessoas jogando simultaneamente em janeiro. Posteriormente, o jogo recebeu uma versão para Xbox Series, mas seu período de sucesso se limitou à época do lançamento.
O que diz o público?
Para o público geral, as semelhanças entre Palworld e a franquia Pokémon não justificam o processo, alegando que a Nintendo não especificou quais patentes foram violadas.
Até o momento, sabe-se que apenas algumas das criaturas do jogo foram criadas a partir de modelos 3D oficiais da Pokémon Company, trazendo algumas leves alterações no design original. Contudo, o problema parece envolver outras questões.
Leia na íntegra a declaração da Pocketpair:
"Relativamente à ação judicial:
Ontem, foi intentada uma ação judicial contra a nossa empresa por violação de patentes. Recebemos uma notificação desta ação judicial e iniciaremos os procedimentos legais e investigações apropriados sobre as alegações de violação de patentes.
Neste momento, não temos conhecimento das patentes específicas que somos acusados de violar e não fomos notificados de tais detalhes.
A Pocketpair é uma pequena empresa de jogos indie sediada em Tóquio. O nosso objetivo como empresa sempre foi criar jogos divertidos. Continuaremos a perseguir este objetivo porque sabemos que os nossos jogos trazem alegria a milhões de jogadores em todo o mundo. O Palworld foi um sucesso surpreendente este ano, tanto para os jogadores como para nós. Ficámos surpreendidos com a resposta fantástica ao jogo e temos trabalhado arduamente para o tornar ainda melhor para os nossos fãs.
Vamos continuar a melhorar o Palworld e a esforçar-nos por criar um jogo de que os nossos fãs se possam orgulhar.
É realmente lamentável que sejamos obrigados a dedicar muito tempo a assuntos não relacionados com o desenvolvimento do jogo devido a esta ação judicial. No entanto, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance pelos nossos fãs e para garantir que os criadores de jogos independentes não sejam impedidos ou desencorajados de prosseguir com as suas ideias criativas.
Pedimos desculpa aos nossos fãs e apoiantes por qualquer preocupação ou desconforto que esta notícia tenha causado.
Como sempre, obrigado pelo vosso apoio contínuo ao Palworld e à Pocketpair"
Leia também
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
BOMBA! Andressa Urach revela se já fez sexo com o próprio filho
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
Idosa leva golpe de quase mil reais no litoral de São Paulo
Boulos promete pedir prisão de Pablo Marçal por divulgar laudo supostamente falso de uso de cocaína
Descubra e aplique os segredos do sucesso dos melhores palestrantes
Operação em Pindamonhangaba prende dois e apreende grande quantidade de drogas
Criança sofre convulsão após agressão brutal em escola
SP Amplia Segurança no Verão com 600 Guarda-Vidas Adicionais para Praias e Represas