Diário de São Paulo
Siga-nos
CINEMA

Novo Jogos Vorazes terá "Capital" bem diferente; confira as mudanças

O filme chegará aos cinemas no dia 17 de novembro

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. - Imagem: reprodução Twitter@cinepop
Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. - Imagem: reprodução Twitter@cinepop

Lillia Soares Publicado em 13/11/2023, às 17h28


Esteja pronto para descobrir uma Capitalnotavelmente desprovida de grande parte do luxo e excentricidade que a tornou memorável na franquia Jogos Vorazes

Conforme informações do portal Omelete, foi alertado pela produtora Nina Jacobson, que os fãs encontrarão poucos elementos familiares na cidade ao explorar A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, o novo spin-off da saga.

“Nossa primeira cena é um flashback para a Capital na época da guerra, um período ao qual nos referimos muito nos filmes anteriores, mas que nunca vimos em tela antes”, explica ela. “A ideia é que finalmente possamos sentir os efeitos da guerra na própria geografia da Capital, que se torna uma paisagem cicatrizada, deformada. E mesmo durante a nossa história principal, dez anos depois, a cidade ainda está em processo de reconstrução”, comentou a produtora.

O diretor Francis Lawrence se inspirou em Berlim, uma cidade que passou por guerras, para criar a Capital em "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes". A maioria das cenas foi filmada lá, dando um toque especial ao filme.

“A nossa inspiração para o visual da Capital foi a cidade de Berlim logo depois da Segunda Guerra Mundial”, diz ele, creditando o designer de produção Uli Hanisch por dar vida a essa visão. “Queríamos retratar como era a vida em uma dessas cidades em recuperação. Filmar em Berlim ajudou muito a visualizar como seria a arquitetura clássica da Capital em um período no qual ela ainda estava sendo idealizada.”

Na prática, isso implica que os imponentes "prédios fascistas gigantescos", conforme descritos por Jacobson, na saga Jogos Vorazes, permanecem como meros esboços na era retratada em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes.

O filme exibe fachadas parcialmente destruídas, estátuas em construção e ruas precariamente pavimentadas, oferecendo apenas um vislumbre da grandiosidade opulenta que se desenvolveria décadas mais tarde.

“Era importante para nós que uma coisa ficasse clara: aquela fachada brilhante que vimos na Capital dos filmes originais demorou muito para ser construída”, aponta Jacobson. “Esta é a nossa versão de um filme de época, basicamente”, finaliza o diretor. 

A estreia de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes nos cinemas está marcada para o dia 16 de novembro.

Compartilhe  

últimas notícias