Medida esteve presente no país de 1985 até 2018

Milleny Ferreira Publicado em 02/10/2023, às 13h21
Com muitas opiniões divididas, o horário de verão fazia parte da nossa realidade até 2018, para as pessoas que conseguiam aproveitar os fins de tarde mais longos, e as pessoas que precisavam acordar cedo para trabalhar ou estudar reclamavam das manhãs escuras. O horário de verão sempre foi um vertente forte que dividia o país com as opiniões.
Em 2019, a medida foi extinta pelo antigo Presidente Jair Bolsonaro, e neste ano mesmo com a mudança de governo, não há nenhum sinal de alteração no decreto.
De acordo com as informações do UOL, tanto a área técnica do Ministério de Minas e Energia quanto o próprio ministro da pasta já falaram que, por enquanto, não há necessidade de adiantar os relógios neste ano, principalmente por causa das boas condições atuais de suprimento energético do país.
O ministro Alexandre Silveira também diz que não há sinais de que será adotado a volta do horário de verão este ano, até porque os reservatórios das usinas hidrelétricas estão nas melhores condições de armazenamento de água dos últimos anos.
O horário de verão só acontecerá se houver sinais e evidências de uma necessidade de segurança de suprimento do setor elétrico brasileiro. Por enquanto, não há sinal nenhum nesse sentido. Estamos com os reservatórios no melhor momento dos últimos 10 anos", disse o ministro.
Outro fator que pode estar influenciando para manter esta medida é o aumento da oferta de energia elétrica nos últimos anos, com maior uso de usinas eólicas e solares.
Quando criado, o adiantamento do relógio em 1 hora, ocorria entre os meses de outubro e fevereiro, e seu objetivo central era ter um maior aproveitamento da luz natural e reduzir o consumos nos horários de pico, mas no últimos anos houve alterações, por conta do uso maior da eletricidade no período da tarde, principalmente por causa da intensificação do uso de aparelhos de ar-condicionado.
Segundo o professor de Planejamento Energético Marcos Freitas, do Instituto Alberto Luiz Coimbra ainda para o portal UOL, o horário de verão este ano seria mais por uma questão de hábito da população do que pela necessidade do setor elétrico.
Eu, particularmente, gosto muito do Horário de Verão, gosto de chegar em casa com a luz do dia, acho simpática a ideia. Mas sei que tem limitações, os trabalhadores que acordam muito cedo sofrem muito com esse horário", declarou o professor.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Brasil encerra preparação para enfrentar Escócia com Neymar disponível e dúvida no ataque

Após fortes chuvas, duas crateras se abrem e engolem carros na região metropolitana de São Paulo

Fã tatua nome de Neymar no rosto e promete nova homenagem caso Brasil conquiste o hexa

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

Ex-capitão da Alemanha é acusado de racismo após chamar estilo da Costa do Marfim de "selvagem"

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas