Diário de São Paulo
Siga-nos
Confusão!

Gata de R$7 mil é confundida com onça e capturada por bombeiros

O animal era da raça Bengal, também conhecida como gata-de-bengala

Massinha, como é chamada pelo tutor, é uma gata filhote, de sete meses e foi capturada por engano pelos bombeiros - Imagem: reprodução redes sociais
Massinha, como é chamada pelo tutor, é uma gata filhote, de sete meses e foi capturada por engano pelos bombeiros - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 10/01/2023, às 18h07


Um médico veterinário do bairro Vila da Serra, em Nova Lima, está em busca de sua gata que foi solta em uma mata da cidade após moradores a confundirem com uma onça. Rodrigo Calil, o tutor, estava dormindo quando toda a ação aconteceu.

Uma rede foi usada para capturar o animal, semelhante a uma jaguatirica (veja na imagem em destaque). Em seguida, a "onça" foi "libertada" em uma área de mata. Porém, tratava-se de uma gata da raça Bengal, também conhecida como gata-de-bengala, avaliada em R$ 7 mil.

gata-confundida-jaguatirica
Gata Bengal é confundida por onça e está solta na mata do Belvedere em BH / Imagem: reprodução redes sociais

"Eu disse que eles não podiam fazer isso. Eles não têm essa capacidade técnica e, mesmo supondo que é um animal silvestre, precisam fazer uma triagem. Eles soltaram a gata na mata, eu já liguei pedindo ajudar nas buscas e eles não vêm", afirmou o veterinário e ator Rodrigo Cali ao g1, tutor de Massinha, nome da gata.

Ao BHAZ, Rodrigo Calil conta que tudo aconteceu antes mesmo de ele acordar.

O que aconteceu foi surreal. Acordei hoje 7h e notei que minha gata, da raça Bengal, não estava aqui. Nesse período entre eu levantar e ver que ela tinha sumido, entrei no grupo do condomínio e vi que as pessoas estavam desesperadas achando se tratar de uma onça", relatou ele.

Quando viu as mensagens no WhatsApp, Rodrigo soube que o porteiro do condomínio já havia acionado o Corpo de Bombeiros. Uma equipe esteve no local, encontrou o felino na escada de serviço e o soltou em uma mata próxima.

Calil falou que fez buscas na mata sozinho, na tentativa de achar Massinha. O animal tem microchip de identificação.

Os bombeiros disseram que voltaram ao local para tentar encontrar a gata, mas, até a conclusão da reportagem, não tinha sido encontrada.

gata-7-mil-bengal
A gata, que ainda era filhote, deixou os moradores assustados / Imagem: reprodução redes sociais
Compartilhe