Diário de São Paulo
Siga-nos
Folga no trabalho?

Vai ter feriado ou folga em dias dos jogos do Brasil na Copa? Entenda!

Muitos brasileiros possuem dúvidas sobre poder assistir a grande seleção

Os dias em que a seleção joga podem contar como feriado? - Imagem: reprodução I Freepik
Os dias em que a seleção joga podem contar como feriado? - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 21/10/2022, às 19h13


Em novembro deste ano, a Copa do Mundo do Catar irá prender a atenção dos brasileiros. De quatro em quatro anos, o mesmo assunto em relação aos jogos vem à tona e geram dúvidas: os dias em que a seleção joga podem contar como feriado? 

Segundo a legislação, na lei trabalhista, a competição mundial conta normalmente como um dia de trabalho. Porém, uma eventual folga ou liberação para ver a seleção brasileira jogar deve ser negociada diretamente entre o patrão e o empregado.

Ou seja, se o trabalhador simplesmente deixar de ir ao emprego sem apresentar a respectiva justificativa, o empregador poderá seguir o padrão normal: efetuar desconto no salário, além de aplicar advertências orais ou escritas.

''É importante lembrar que os jogos do Brasil, em regra, não desobrigam os empregados de trabalharem normalmente. Assim, qualquer falta injustificada possibilita o desconto da jornada de trabalho, exceto se o empregador, por liberdade, conceder a folga. Porém, a decisão final é do patrão'', escreveu Lucas, no site do Jusbrasil, do núcleo de Direito do Trabalho.

Compartilhe  

últimas notícias