Diário de São Paulo
Siga-nos
Celebridade

EXCLUSIVO: Vitão revela os segredos do novo álbum e como a paternidade impactou sua carreira

Em entrevista ao Diário de S.Paulo, o cantor detalhou o desenvolvimento do álbum “TODA MANHÃ: ATO 1”

Vitão lança álbum "TODA MANHÃ: ATO 1" - Imagem: divulgação
Vitão lança álbum "TODA MANHÃ: ATO 1" - Imagem: divulgação

Mateus Omena Publicado em 20/05/2023, às 08h00


Intensidade é a palavra que Vitão usa para definir o seu momento, tanto na carreira musical, quanto na vida pessoal. E é com essa essência que ele pretende chegar aonde quer.

Em entrevista exclusiva ao Diário de S.Paulo, o cantor e compositor de 23 anos detalha os segredos por trás do desenvolvimento do álbum “TODA MANHÃ: ATO1”, lançado em abril.

O projeto conta com 6 faixas das 19 que totalizam o projeto dividido em três atos. Cada uma das canções retrata ciclos, que começam e se encerram ao final da última batida.

Segundo o cantor, o álbum carrega uma forte mensagem que pode impactar os ouvintes:

“Na verdade, é um projeto com muitas mensagens. Cada música representa algo diferente. Mas, no geral, trata-se de ‘reinvenção’. Para que todos nós tenhamos a noção de que precisamos sair de um lugar, de se renovar e perceber que as mudanças que surgem são positivas. Se a gente se estagna ou se permite viver em um lugar de conforto, podemos nos frustrar”, esclareceu.

Vitão se considera um multiartista e define isso com base nas mudanças que ocorreram em sua vida, a começar pelo seu visual, em seguida pelo seu estilo e seu contato com novas expressões culturais.

“Senti a necessidade de mudanças e me arrisquei em muitas coisas na minha vida, por exemplo, o meu corte de cabelo, que foi algo que muitas pessoas questionaram e me diziam que não era uma boa ideia porque o público poderia não se interessar mais por mim ou pela minha música. Como se fosse tudo resumido somente ao meu visual e acho que isso”, declarou.

“A proposta é mostrar para as pessoas que as mudanças podem assustar, mas elas são saudáveis, e que se abrir para elas pode ser gostoso, nos ajuda a seguir para frente”.

Durante a conversa, o cantor disse que acredita que, em todos os seus trabalhos, as canções têm a capacidade de disseminar estímulos ao público para uma abertura à novas ideias e sensações. “A mensagem principal é o amor e espalhar essa palavra, para que as pessoas sintam mais paixão pelo o que o mundo oferece e se amem mais. Se permitir ser mais sensível a todo mundo, sensibilizar mais com as coisas e viver a vida mais intensamente. Sair do lugar de frieza e deixar a vida ser”.

Estudo de diferentes gêneros

Para além do subjetivo, o artista paulistano detalhou que a produção de “TODA MANHÃ: ATO1” também consistiu em um longo e complexo estudo de diversos gêneros musicais que tocam o coração dos brasileiros, para mostrar, por meio das melodias e ritmos, que a diversidade pode ser um ‘gatilho’ para a reinvenção.

Segundo ele, esse é um dos seus principais diferenciais, já que não se define por poucos fatores, mas por inúmeros.

“A semelhança primária está na música, que une todos esses estilos, pois tratam-se de algo que toca o coração. A música almeja isso, entrar pelos ouvidos e tocar o coração”, disse.

E acrescentou mais detalhes sobre o disco de gênero fluido, que transita pelo Rock, baião, MPB e também pelo pagode baiano.

“São estilos e gêneros diferentes e que bebem em fontes diferentes, mas no fim, todas são criadas e encabeçadas por mim. Inevitavelmente, isso vai ligar tudo, a minha pessoa e ao meu momento”.

Ele também pontuou que nos versos das canções, passa entre o galã e o vilão, o herói e o gênio do crime: “Em cada música, eu tive a forte vontade de apresentar vários dos meus personagens, de diversas formas, para mostrar para as pessoas que eu posso ser muitas coisas. Eu posso me explorar infinitamente e que minha arte pode ir para várias direções, assim como qualquer ritmo ou melodia. Isso é infinito”.

NOVA FASE

Recentemente, Vitão acaba de lançar o clipe da música “Baião Nascimento”, que, segundo ele, é um projeto muito especial, pois inaugura uma nova fase de sua vida.

“É uma música que me traz uma sensação especial, como se fosse um antidepressivo natural, porque me dá uma alegria muito leve e fácil de atingir”.

Vitão também contou que a canção até chegou a sensibilizar sua mãe quando a ouviu pela primeira vez.

“Minha mãe, por exemplo, me contou recentemente que estava ouvindo a ‘Baião’ e começou a sentir uma alegria imensa. Por isso que a Baião é importante para mim, tanto que me dá uma sensação de esperança e alegria”.

E reforçou: “A sua mensagem principal da canção é esperar o sol raiar outra vez, dar um beijo no rosto de nossos pais e nossos avós, enfim, todas as pessoas que nos fizeram e produziram a nossa matéria, e agradecê-las. Esse é o sentido, nada do que o dia após outro. Como toda manhã é uma nova chance de nascer diferente, começar de novo, ter novas ideias, criar bons hábitos e conhecer novas pessoas, se apaixonar”.

Sobre as novidades da carreira, Vitão contou que nos seus próximos passos está o desenvolvimento dos próximos atos de “TODA MANHÔ e em videoclipes para cada um.

“A maior parte do álbum, que é a mais substancial, ainda está por vir. Tem muitos conteúdos que precisam ser apresentados. Também tem mais um clipe desse primeiro ato que está para sair”, disse. “Quero trabalhar em clipes no 2º ato e nos seguintes. Enfim, será um trabalho bem extenso”.

Depois de concluir essa etapa, o cantor começará a planejar seus próximos shows pelo Brasil, com estética e experiências diferenciadas. No entanto, as apresentações não devem ocorrer tão cedo.

“Eu quero gerar uma certa escassez de shows nas estradas, tirar o meu show um pouco da rua e dar uma respirada. Até com o intuito de gerar uma saudade no público, para ter tempo de formular minha nova turnê e organizar tudo até o fim do lançamento do álbum. Depois, será fácil consolidar essa rodada de shows, assim como os locais, estética e tática”.

Parcerias internacionais

Questionado sobre futuras parcerias e projetos internacionais, o cantor adiantou que esses planos já estão saindo do papel, mas não pôde dar muitos detalhes. Por outro lado, ele enfatizou que ainda tem um longo caminho a percorrer no mundo da música.

“Eu tenho expectativa de ir mais longe, com certeza. Estou no começo da minha jornada. Me sinto satisfeito por um lado, pelo fato de ter chego aonde cheguei, de ter realizado o que queria, de ter cantado ao lado de grandes artistas. Eu ainda estou nos primeiros degraus e espero que sejam uma escada longa”, declarou.

COMO ESTÁ A VIDA PESSOAL?

Apesar da grande popularidade e reconhecimento que conquistou nos últimos anos, Vitão tem se mantido discreto quanto à vida pessoal, que acaba atraindo a curiosidade de muitos fãs.

Mesmo assim, o cantor tem vivido momentos intensos no início de 2023 com o anúncio de que será pai de uma menina.

Fruto do relacionamento com a modelo Suelen Gervásio, Nina, como diz o cantor, é esperada com muito amor. Ao longo da entrevista, Vitão revelou que as expectativas são as melhores.

“A paternidade vai influenciar minha vida da forma mais linda possível. É um amor muito grande e eu sinto um amor pela vida que é imensurável. O universo e tudo o que acontece ao meu redor, a vida em geral, me dão inspiração”.

E finalizou: “Todas as coisas que vêm acontecendo na minha vida, amores, dores, mudanças, tristezas e alegrias estarão sempre descritos na minha música”.

Compartilhe  

últimas notícias