Diário de São Paulo
Siga-nos
Unicef

Brasileiro é o 1° jovem com Down a integrar o conselho da Unicef; conheça

Foi através das redes sociais que João ganhou a atenção que o levou a ser escolhido pela Unicef

Foi através das redes sociais que João ganhou a atenção que o levou a ser escolhido pela Unicef - Imagem: reprodução Instagram @jvdepaiva
Foi através das redes sociais que João ganhou a atenção que o levou a ser escolhido pela Unicef - Imagem: reprodução Instagram @jvdepaiva

Lillia Soares Publicado em 11/10/2023, às 19h08


João Vitor de Paiva Bittencourt, de 22 anos, é estudante e influencer. A primeira carreira é promissora para ele, que é apaixonado por esportes. A segunda, por sua vez, já lhe rendeu frutos de forma inesperada. Ele fez sucesso nas redes meio sem esperar, e de forma igualmente surpreendente, ele se tornou o primeiro jovem com síndrome de Downno conselho do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)no Brasil.

Foi através das redes sociais que João ganhou a atenção que o levou a ser escolhido pela Unicef. Tudo começou cerca de cinco meses atrás, quando ele resolveu compartilhar um vídeo mostrando seu dia a dia na universidade. Após gravá-lo, ele o postou na internet na mesma noite.

Os resultados superaram em muito as expectativas. Após a publicação, João se tornou instantaneamente viral, aumentando sua base de seguidores de 500 para 15 mil em apenas um dia. Atualmente, mais de 300 mil pessoas acompanham sua rotina. Além disso, sua luta pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência e pela inclusão social chamou a atenção.

"Através dos meus vídeos, muitas pessoas com síndrome de down e outras deficiências se sentiram inspiradas e motivadas na minha luta diária", comentou  o jovem.

João Vitor se transformou em um modelo de que não há limites para quem tem síndrome de Down. Sua paixão pelo basquete, a dedicação à musculação e a jornada no terceiro ano do curso de educação física são notáveis.

Além disso, ele está em um relacionamento há oito meses. Seu sucesso também o fez conquistar admiradores famosos nas redes sociais, tendo gravado vídeos com a banda Titãs e a renomada cantora e apresentadora Ivete Sangalo.

Agora que ocupa o cargo de conselheiro da Unicef, João tem adicionado mais uma responsabilidade à sua agenda de influenciador. De acordo com informações do portal G1, ele deve comparecer a reuniões mensais em Brasília, onde se encontra com outros 26 conselheiros da Unicef para debater estratégias e ações destinadas a beneficiar os jovens no país

"Mostrar para as famílias, para mãe e pai de crianças que me ver lá e falar assim: ‘que é ele que nós temos que ouvir’. Não ser excluídos, não ser invisíveis. Nós temos que ter participação", disse o jovem.
Compartilhe  

últimas notícias