Diário de São Paulo
Siga-nos
Detonada!

Empresa troca quase 100% dos funcionários por inteligência artificial; entenda

A decisão da empresa foi criticada nas redes sociais

Empresa troca quase 100% dos funcionários por inteligência artificial; entenda - Imagem: reprodução Freepik
Empresa troca quase 100% dos funcionários por inteligência artificial; entenda - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 14/07/2023, às 13h40


O diretor-executivo, Suumit Shah, de uma empresa da Índia chamada Dukaan substituiu 90% de seus funcionários que trabalhavam no servio de atendimento ao consumidor (SAC) por um por um chatbot de Inteligência Artificial (IA) semelhante ao ChatGPT.

No Twitter, Summit disse que a troca dos funcionários pelo robô que realiza atendimentos melhorou drasticamente as respostas iniciais aos clientes e o tempo de resolução de suas consultas.

Shah justificou em uma série de tuítes a decisão, dizendo que o SAC vinha apresentando problemas para a empresa há muito tempo. As publicações tiveram mais de um milhão de visualizações e muitas críticas. Segundo o empresário, demitir funcionários foi uma decisão “difícil”, mas “necessária”. 

No entanto, o relato do diretor causou indignação em muitos internautas, especialmente os que têm preocupação de que a IA possa deixar muitas pessoas desempregadas, especialmente no setor de serviços.

Nas críticas, internautas acusaram a empresa de não humanizar seus colaboradores, optando por um caminho com consequência “implacável” na vida das pessoas e futuro do setor.

Como esperado, não encontrei nenhuma menção ao fato de 90% dos funcionários terem sido demitidos. Que assistência eles receberam?", perguntou um usuário.

O CEO rebateu dizendo que a Dukaan segue realizando outras contratações e tem vagas em aberto. Ele também citou que detalharia as medidas de suporte aos trabalhadores pelo LinkedIn.

Compartilhe