Diário de São Paulo
Siga-nos
Dia das Mães

Emocionante! Filhos aprendem Libras para se comunicar com mãe surda; veja vídeo

Os conhecidos como CODAS, filhos ouvintes de pais surdos, são exemplo de perseverança e carinho

Emocionante! Filhos aprendem Libras para se comunicar com mãe surda; veja vídeo - Imagem: reprodução g1
Emocionante! Filhos aprendem Libras para se comunicar com mãe surda; veja vídeo - Imagem: reprodução g1

Vitória Tedeschi Publicado em 14/05/2023, às 08h19


Josiane Roldão Cardoso, uma mãe de Curitiba, recebeu uma demonstração de amor por meio da linguagem. Isso porque, em sua casa, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) representa muito mais que apenas comunicação, mas são sinônimo de carinho.

Assim como contou sua história o G1, a paranaense de 39 anos perdeu totalmente a audição quando ainda criança, aos três, após ter meningite.

Mãe de dois, dentro de casa os filhos ouvintes aprenderam a se comunicar por meio de Libras com ela e o marido, também surdo. A mais nova, Jeniffer, de apenas seis anos, contou ao g1 sobre o aprendizado.

Foi muito fácil aprender Libras. Quando eu era bebê, foi bem fácil, porque todo dia eu fui aprendendo, a cada pouquinho. Foi muito legal", disse ela.

Neste Dia das Mães, Josiane certamente receberá carinho dos filhos por meio da Libras, de Jeniffer e de seu filho mais velho, de 20 anos. E por isso, ela afirma que é muito feliz, pois sabe das dificuldade que muitos surdos enfrentam na sociedade. Assista à homenagem de Jeniffer aqui.

"Somos pais surdos e, quando eles [os filhos] nasceram, a primeira língua deles já foi Libras. Quando vemos eles fazendo comunicação, nós ficamos felizes em receber carinhoso", resasalta Josiane.

CODAS

As línguas de sinais são línguas naturais utilizadas pelas comunidades surdas. No Brasil, a Libras foi instituída como meio de comunicação legal das comunidades surdas brasileiras através de uma Lei do ano de 2002.

Assim, vale citar que, depois disso, passou a existir uma classificação para os filhos ouvintes de pais surdos, assim como os filhos de Josiane. Eles são os "CODAS", do inglês: Children of Deaf Adults, que estão naturalmente e desde cedo expostos a dois mundos diversos: o mundo dos surdos e o mundo dos ouvintes.

Compartilhe  

últimas notícias