Diário de São Paulo
Siga-nos
Reality

Saiba quem venceu: duelo feminino na final do Masterchef

Designer de 29 anos conquista o troféu do reality

Lays conquista o prêmio de melhor cozinheira amadora do Brasil - Imagem: reprodução/Twitter @bchartsnet
Lays conquista o prêmio de melhor cozinheira amadora do Brasil - Imagem: reprodução/Twitter @bchartsnet

Thais Bueno Publicado em 08/09/2022, às 16h51


A nona edição da competição de culinária mais amada do Brasil chegou ao fim na última terça-feira (6). Em final protagonizada por duas mulheres, Lays superou Fernanda no sabor dos pratos de seu cardápio e levou para casa o troféu de Masterchef Brasil 2022

Na batalha de menus, Lays preferiu contar um pouco de sua história e seguir para uma mistura culinária entre dois países: Brasil e Japão.

Muito técnica, a designer de 29 anos conseguiu combinar sabor, estética, potência e delicadeza em seus pratos para sair vitoriosa na competição.

A finalíssima foi dividida em três etapas de uma hora, com três minutos de mercado em cada uma. Ambas tiveram que preparar uma entrada, um prato principal e uma sobremesa - de forma que o menu final ficasse harmonizado.

Enquanto a paulista Lays decidiu focar nos frutos do mar, a mineira Fernanda buscou trabalhar com elementos que remetem à natureza.

Confira aqui o menu das duas:

Fernanda:

  • Entrada: vieira grelhada com chá de clitória, ovas de peixe, crocante de algas e broto de coentro; 
  • Prato principal: legumes na churrasqueira com azeite de ervas, palmito defumado, farofa negra de castanhas e crocante de folhas;
  • Sobremesa: sopa de frutas vermelhas com quenelle de coco e chocolate branco.

Lays:

  • Entrada: vieiras grelhadas com molho beurre blanc de dashi refrescante, óleo de cebolinha e crocante de arroz; 
  • Prato principal: lagosta confitada na manteiga com creme de cenoura, mini milho, cogumelos porcini e farofa de milho branco;
  • Sobremesa: sorvete de missô com chocolate branco caramelizado, farofinha de castanhas brasileiras e gergelim preto torrado.

Segundo a paulista, "trabalho duro recompensa". Quando soube do resultado, pulou de alegria com seus amigos e chorou de emoção com seus familiares. Em entrevista para a Band após o final das gravações, disse: 

"É a noite mais incrível da minha vida, um divisor de águas. Estou muito feliz, realizada e orgulhosa. Cozinhei alegre e focada. Treinei bastante para conseguir fazer tudo e me empenhei muito. Fiquei contente em ver que deu certo."

Lays, que trabalhava em uma empresa de UX design, aos poucos deixou-a de lado para focar 100% no Masterchef. Dessa forma, ela acordava de madrugada para estudar técnicas de cozinha e execução de pratos, o que realizou até a grande final. 

"Sempre fui dedicada, só que se empenhar em algo que você não gosta é muito doloroso, muitas vezes tentei entrar em uma caixinha que não me cabia. Agora, me sinto livre e respirando. Até o meu remédio para ansiedade parei de tomar porque não estou precisando. Estou animada com tudo o que tenho para viver."

Além do trófeu tão cobiçado, a paulista levou um também um carro, R$300 mil, dois cursos (um de mixologia e outro de técnicas na Le Cordon Bleu) e vários utensílios de cozinha que com certeza irão fazer parte de sua nova trajetória como cozinheira.

Mas não se engane: ainda tem mais competição culinária esse ano! Terça-feira que vem, às 22h30 da noite, o Masterchef Profissionais passa a tomar conta das noites de terça na Band.

Compartilhe  

últimas notícias