Diário de São Paulo
Siga-nos
História

Dia da Mentira: entenda como surgiu o 1º de abril

A versão mais aceita é de que essa história começou na França

Dia da Mentira: entenda como surgiu o 1º de abril - Imagem: reprodução Disney
Dia da Mentira: entenda como surgiu o 1º de abril - Imagem: reprodução Disney

Vitória Tedeschi Publicado em 01/04/2024, às 13h36


O Dia da Mentira é informalmente comemorado todos os anos no dia 1º de abril, quando acontecem pegadinhas e brincadeiras para enganar outras pessoas. Seja por meio de uma publicação nas redes sociais de personalidades famosas ou até mesmo entre familiares, a prática de "mentir" é comum neste dia.

No entanto, você sabe como surgiu tal data? De acordo com o UOL, a versão mais aceita é de que a data começou a ser "celebrada" na França, por conta de uma mudança de calendário que alterou o dia do Ano Novo.

Segundo a Agência Brasil, o Dia da Mentira passou a ser celebrado em 1º de abril ao menos desde a instituição do Calendário Gregoriano, no século 16. A nova forma de contar o tempo substituiu o Calendário Juliano por determinação do Concílio de Trento (1545-1563).

Isso porque, a partir dessa alteração, o ano se iniciaria em 1º de janeiro, estaria dividido em 12 meses (ou 365 dias), contendo quatro estações distribuídas por eles e seguindo o movimento da Terra em relação ao Sol.

Com isso, parte da população francesa ficou revoltada e se recusou a adotar o novo início do ano. Eles passaram a ser alvo de chacota. Os resistentes ao novo calendário eram convidados para festas e comemorações inexistentes no 1º de abril. Nasciam assim os "bobos de abril" e a tradição de zombaria e de pregação de peças.

No Brasil, segundo o Mundo Educação, o costume de celebrar o Dia da Mentira se estabeleceu a partir de 1828. Em 1º de abril de tal ano, um jornal mineiro chamado 'A Mentira' teria publicado a notícia falsa sobre a morte de D. Pedro I, então imperador do Brasil. Apesar do susto, a prática se consolidou no país e atualmente é um dia para fazer brincadeiras descontraídas entre amigos.

Compartilhe  

últimas notícias