Diário de São Paulo
Siga-nos
Jogos Olímpicos 2024

Chama Olímpica é acendida durante cerimônia na Grécia

Após a cerimônia, passa a acontecer o revezamento da tocha olímpica pelo país, a chama deverá chegar na França apenas em maio

Chama Olímpica é acendida durante cerimônia na Grécia - Imagem: reprodução X I @Paris2024
Chama Olímpica é acendida durante cerimônia na Grécia - Imagem: reprodução X I @Paris2024

Milleny Ferreira Publicado em 16/04/2024, às 12h02


Faltando 101 dias para o início das Olimpíadas 2024 em Paris, aconteceu nesta terça-feira (16) a cerimônia de acendimento da tocha olímpica

A tradicional cerimônia da competição foi sediada em Olímpia, na Grécia, marcando o início do revezamento da tocha, que vai passar por todo o território francês.

Neste ano, o revezamento contará com mais de 10 mil condutores, sendo finalizada apenas no dia 26 de julho já durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Paris. Inicialmente, como tradição, a tocha vai percorrer a Grécia, chegando na França apenas em 7 de maio, onde o revezamento continuará contendo 68 etapas para que seja percorrido as 400 cidades  como a Guiana Francesa, Nova Caledônia, Reunião, Martinica, Polinésia Francesa e Guadalupe.

A chama foi acesa em frente às ruínas do templo de Hera, onde teve uma atriz representando a alta sacerdotisa, e utilizou um recipiente parabólico, conhecido como Skaphia, que reflete os raios solares para acender a chama. Porém, sem sol, a chama usada já estava acesa.

De acordo com o portal da CNN Brasil, após a cerimônia, a chama irá seguir até o Coubertin Grove, onde existe um memorial que abriga a Academia Olímpica Internacional, para ser preparado o revezamento com 550 pessoas durante 11 dias até a capital grega, Atenas, no Estádio Panatenaico. 

Todo este evento é uma forma de referenciar a entrega oficial da chama para o Comitê Organizador dos Jogos.

Compartilhe  

últimas notícias