Diário de São Paulo
Siga-nos
CELEBRIDADES

Cérebro de Maguila é doado para estudos na USP; entenda

Ex-pugilista faleceu na última quinta-feira (24) aos 66 anos

Cérebro de Maguila é doado para estudos na USP; entenda - Imagem: Reprodução / Instagram / @adilsonmaguilarodrigues
Cérebro de Maguila é doado para estudos na USP; entenda - Imagem: Reprodução / Instagram / @adilsonmaguilarodrigues

William Oliveira Publicado em 28/10/2024, às 11h28


A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) recebeu, para pesquisa, o cérebro do ex-pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, amplamente conhecido como Maguila.

O objetivo do estudo é investigar a Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma condição cerebral degenerativa causada por impactos repetidos na cabeça. Maguila conviveu com essa doença durante 18 anos, vindo a falecer na última quinta-feira (24), aos 66 anos.

Durante uma coletiva de imprensa realizada no velório, na sexta-feira (25), Irani Pinheiro, viúva de Maguila, revelou que a família havia decidido pela doação do cérebro ainda em vida.

"Faz 18 anos que o Maguila está doente e, por conta disso, a gente resolveu, ainda em vida, pela doação do cérebro dele ontem [24/10] para estudo", declarou Irani.

O material será estudado pelo Biobanco para Estudos em Envelhecimento da FMUSP, que já possui os cérebros dos ex-atletas Éder Jofre e Bellini, ambos também diagnosticados com ETC postumamente. A análise busca aprofundar o conhecimento sobre os efeitos dessa doença em atletas que sofreram traumas cranianos ao longo de suas carreiras.

Compartilhe