Diário de São Paulo
Siga-nos
DE CAMPINAS PARA SEUL

Camisa do Guarani vira objeto de desejo na Coreia do Sul; entenda

A camisa do Guarani virou um ícone fashion no mundo do K-Pop - gênero musical que nasceu no território sul-coreano

A camisa do Guarani virou um ícone fashion no mundo do K-Pop - gênero musical que nasceu no território sul-coreano - Imagem: Reprodução/X @guarani_kpop
A camisa do Guarani virou um ícone fashion no mundo do K-Pop - gênero musical que nasceu no território sul-coreano - Imagem: Reprodução/X @guarani_kpop

Ana Rodrigues Publicado em 25/01/2024, às 12h01


Campinas e Seul estão separadas por mais de 18 mil quilômetros de distância e com uma viagem de aproximadamente 30 horas de voo. E, mesmo assim, há um fator que uniu a maior cidade do interior de São Paulo e a capital da Coreia do Sul. As ruas desses dois lugares, geograficamente e culturamente tão distantes, são as duas localidades do mundo inteiro onde há mais chances de você cruzar com alguma pessoa vestindo a camisa do Guarani.

Isso mesmo! Segundo o UOL, apesar de não conquistar nenhum título realmente relevante há mais de 40 anos e de estar fora da primeira divisão do Campeonato Brasileiro desde 2011, o clube campineiro viu seu uniforme se tornar uma febre na Coreia do Sul, ou melhor dizendo, em toda a Ásia.

A camisa do Guarani virou um ícone fashion no mundo do K-Pop - gênero musical que nasceu no território sul-coreano e que conquistou pré-adolescentes e adolescentes no mundo todo nos últimos anos.

Durante o segundo semestre do ano passado, duas integrantes de grupos de pop asiáticos, postaram em suas redes sociais imagens vestindo versões estilizadas da camisa do Guarani.

A japonesa Hanabashi Rio, da girl band NiziU, publicou uma foto com uma réplica do uniforme utilizado pela equipe do interior durante uma excursão ao Japão, em 1996.

Já a rapper sul-coreana Gaeul, integrante do grupo IVE, foi mais ousada: a camisa vestida por ela tinha o distintivo do clube campineiro, mas não estava nas cores tradicionais - que são verde e branco. O modelo que foi usado pela cantora era predominantemente rosa claro, com detalhes em prata.

E, a aparição do símbolo do Bugre mais recente aconteceu no começo do mês, quando a cantora solo IU, também natural da Coreia do Sul, apareceu em Milão utilizando um casaco azul com o escudo do Guarani estampado no peito.

Após todos os posts feitos pelas idols, as camisas do Guarani se tornaram um objeto de desejo dos fãs de K-Pop.

Sites sul-coreanos estão vendendo réplicas do uniforme da equipe de Campinas nas mais variadas cores (até no preto e branco, cor característica da Ponte Preta, sua arquirrival de cidade).

Como esses modelos são piratas e produzidos sem a permissão do clube, o time paulista não fatura nada com as vendas. Seu único "lucro" com o sucesso na Ásia é a exposição internacional da sua marca, em um mercado notoriamente conhecido, por ser de grande consumo.

Já no Brasil, o Guarani deseja que os K-Poppers que desejem copiar as vestimentas de seus ídolos optem pelas peças oficiais, que podem ser adquiridas no site do clube e em lojas especializadas.

Esse elo surpreendente com o K-Pop abriu novas portas ao Guarani. Agora, teremos a oportunidade de explorar uma vertente única no mercado, oferecendo algo especial aos fãs desse estilo musical. Nossa equipe de marketing já está empenhada na criação de uma linha exclusiva de produtos que preserve a essência do clube, com toques da cultura asiática. Nosso propósito vai além das camisetas. Buscamos construir uma conexão direta com esse público, mostrando que o clube está acessível a todos, abraçando não apenas o futebol, mas também as diversas culturas globais", falou Adriano Hintze, do Conselho de Administração e responsável pelo departamento de marketing do Guarani.
Compartilhe  

últimas notícias