Diário de São Paulo
Siga-nos
Protesto

Ativistas jogam torta na cara de Rei Charles em Londres; assista à cena

O episódio foi gravado por testemunhas e repercutiu nas redes sociais

O polêmico protesto foi protagonizado pelo grupo Just Stop Oil - Imagem: reprodução/Twitter @JustStopOil
O polêmico protesto foi protagonizado pelo grupo Just Stop Oil - Imagem: reprodução/Twitter @JustStopOil

Mateus Omena Publicado em 24/10/2022, às 17h34


Um grupo de ativistas atirou tortas na cara da estátua do rei Charles III, exposta no museu Madame Tussauds de Londres, no Reino Unido, nesta segunda-feira (24).

A ação foi protagonizada pelo organização ecologista Just Stop Oil, que pretendia fazer um
protesto contra a exploração de gás e petróleo.

A manifestação ocorre em menos de um mês para a COP27, que será realizada Egito a partir de 6 de novembro e reunirá lideranças mundiais para discutir as questões ambientais.

Antes de se tornar rei, Charles III já era conhecido por ser uma das principais personalidades defensoras das causas ambientais. Em 2021, o então príncipe fez o discurso de abertura na COP26, na Escócia, onde pediu para os líderes tomarem ações contra o aquecimento global. Neste ano, ele anunciou que não vai participar do encontro, por orientação da ex-primeira-ministra do Reino Unido Liz Truss.

"Nas palavras do rei - a ciência é clara, as exigências são simples. Basta parar com o petróleo", disse um dos ativistas antes de atirar a torta.

O episódio foi filmado e postado na página da organização no Twitter. Na publicação, é possível ver quando os ativistas Eilidh McFadden, de 20 anos, e Tom Johnson, 29, sobem ao palco onde ficam as estátuas de Charles, a rainha consorte Camilla e os filhos do casal.

O grupo exige que a Grã-Bretanha interrompa novos projetos de exploração de petróleo e gás.

De acordo com a polícia de Londres, quatro pessoas foram presas após o ataque. O mesmo grupo atacou o quadro "Os girassóis", de Vicent van Gogh, exposto no National Gallery, em Londres.

Compartilhe  

últimas notícias