Diário de São Paulo
Siga-nos
Dia dos Namorados

As 5 linguagens do amor: descubra qual é a sua

Embora o foco sejam casais, é possível aplicar os ensinamentos das linguagens do amor em todos os relacionamentos

As 5 linguagens do amor: descubra qual é a sua - Imagem: reprodução Freepik
As 5 linguagens do amor: descubra qual é a sua - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 12/06/2023, às 10h00


Você já deve ter escutado algo sobre as '5 linguagens do amor'. Elas foram observadas pelo conselheiro matrimonial e escritor americano, Gary Chapman, que notou que as dificuldades dos casais que chegavam em seu consultório estavam ligadas ao fato de cada um ter uma maneira particular de demonstrar amor, ou seja, uma 'linguagem' diferente.

A partir dessa conclusão, Chapman publicou um livro intitulado 'The 5 Love Languages' (confira o livro ao final da matéria), escrito originalmente em 1992, mas que até os dias de hoje, com mais de 12 milhões de cópias, é capaz de ajudar casais a se entenderem melhor hoje, no Dia dos Namorados, e em todos os outros dias.

Isso porque, quando duas pessoas em um relacionamento amoroso, por exemplo, têm consciência do modo como seus cônjuges expressam o seu amor, conseguem entendê-los e construir uma relação sólida e duradoura. Além de entenderem a maneira como o parceiro demonstra o que sente, conseguem também compreender como elas mesmas dão e gostam de receber amor.

Vale citar que, embora o público-alvo do livro sejam casais, é possível aplicar os mesmos ensinamentos da linguagem do amor em todos os relacionamentos. Isso porque, você pode demonstrar melhor o quanto um amigo, colega de trabalho ou familiar é importante para você ao entender quais atitudes ele valoriza mais.

Quais são as 5 linguagens do amor?

Todos nós temos um pouco de cada uma das cinco linguagens do amor, mas, como defende Gary Chapman, uma delas sempre acaba sendo predominante e se torna a mais importante para nós.

Assim, a linguagem que mais se destaca representa como nós esperamos receber amor. Ou seja, quando recebemos expressões de amor de outras linguagens, elas não possuem o mesmo significado e, em certos casos, podem nem sequer ser interpretadas como positivas.

Em seguida, confira quais são as cinco linguagens do amor:

1- Palavras de afirmação

O forte deste grupo é demonstrar o amor por meio das palavras. Estas pessoas gostam de fazer o parceiro, ou a parceira, se sentirem valorizados por meio de elogios, afirmações positivas e incentivos.
"O jantar estava delicioso"; "Você está lindo(a) hoje"; "Vai ficar tudo bem"; "Você é muito importante para mim"; "Te amo muito"; "Senti a sua falta", etc, esses são alguns exemplos de palavras de afirmação.

2- Tempo de qualidade

Esta linguagem do amor é usada por pessoas que demonstram o amor ao dedicar um tempo exclusivo para simplesmente… amar. Neste grupo, estão aqueles que fazem questão de abrir um espaço na agenda para se dedicar à pessoa amada, seja para levar a encontros semanais, ou para passar horas exclusivas do dia em uma conversa de qualidade - mantendo os celulares bem longe, claro.

3- Presentes

Como já diz o nome, essa linguagem está atrelada não necessariamente ao valor financeiro do produto, mas sim, o ato de presentear a pessoa amada e entender que esse movimento é uma grande demonstração de afeto. Presentes podem ser joias, claro, mas também podem ter significados simbólicos, como cartões ou flores. O importante neste caso é demonstrar, por meio de presentes, a importância que o parceiro ou a parceira tem na vida delas.

4- Atos de serviço

Mais ação e menos palavras - quem nunca conheceu alguém assim? Essa linguagem prevê que lavar uma louça ou consertar o carro, por exemplo, é o melhor caminho para fazer com que o amado perceba a importância em sua vida do que ficar apenas falando sobre amor. Ou seja, gestos valem mais do que palavras para essas pessoas, que gostam de trazer alegria ao parceiro por meio da execução de tarefas, como lavar a louça, cuidar dos filhos ou preparar um jantar especial. A palavra-chave aqui é devoção.

5- Toque físico

Algumas pessoas sentem a necessidade de sentir, fisicamente, o amor. E demonstram o sentimento com abraços, beijos, relações sexuais, mãos dadas ou até toques suaves pelo corpo em pequenas doses, ao longo do dia. Seja como for, o importante é mostrar o valor do outro por meio de gestos carinhosos.

As linguagens do amor também incluem o amor-próprio

Com certeza, as pessoas ao nosso redor merecem todo amor e respeito que temos para lhes doar. Entretanto, é necessário darmos atenção também a nós mesmos, ficando sempre atentos aos nossos anseios e necessidades. Assim, teremos condições físicas e emocionais de espalhar amor por onde quer que passemos.

Nesse sentido, você já parou para pensar em como está o seu amor-próprio? Você tem se tratado com o carinho e respeito que merece? Está atento à sua própria felicidade? Consegue entender as suas emoções e sentimentos, afastando todo peso e culpa para longe quando necessário? Utiliza as diferentes linguagens do amor em direção a si mesmo?

  • Palavras de afirmação: você fala de si mesmo com carinho?
  • Tempo de qualidade: você dedica um tempo a si mesmo, ou vive em função dos outros?
  • Presentes: você compra pequenos presentes para agradar a si mesmo?
  • Atos de serviço: você faz aquilo que é preciso para sentir-se mais feliz?
  • Toque físico: você cuida do seu corpo com carinho?

Para espalharmos amor pelo mundo, doando-o às pessoas que estão à nossa volta, é fundamental, em primeiro lugar, estarmos atentos e cuidarmos das nossas próprias necessidades afetivas. Isso ocorre porque precisamos estar com a gente mesmo, com a nossa autoimagem, para que só depois possamos ajudar e oferecer a todos o amor que também merecem.

Descubra em qual das 5 você se encaixa. Faça o teste aqui.

Confira o livro que inspirou a teoria:

Compartilhe  

últimas notícias