Diário de São Paulo
Siga-nos

Superdotados: Brasil ultrapassa 2 mil 'superinteligentes' identificados; DF está entre 3 regiões com maior número

Nesta quarta (10), é lembrado o Dia Mundial da Superdotação. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília têm maior população com alto QI comprovado, de acordo com entidade internacional

Superdotados: Brasil ultrapassa 2 mil 'superinteligentes' identificados - Imagem: Reprodução | G1 via Grupo Bom Dia
Superdotados: Brasil ultrapassa 2 mil 'superinteligentes' identificados - Imagem: Reprodução | G1 via Grupo Bom Dia

G1 Publicado em 10/08/2022, às 08h48


O Dia Mundial da Superdotação é lembrado nesta quarta-feira (10), e o Brasil ultrapassa 2 mil pessoas superinteligentes identificadas por uma entidade global. De acordo com a Mensa, uma organização que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 984 pessoas identificadas com alto QI.

Rio de Janeiro vem sem segundo lugar, com 229 pessoas identificadas e o Distrito Federal em terceiro, com 134 pessoas (veja mais abaixo todas as cidades pesquisadas). No entanto, esse número deve ser muito maior, aponta Rodrigo Lopes Sauaia, presidente da Mensa Brasil. Para ele, "o país é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada".

"Cerca de 2% dos habitantes do Brasil podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QImuito acima da média. Porém, ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos", diz Sauaia.

Conforme a Associação Mensa Brasil, 70% dos identificados com altas habilidades ou superdotação, no país, têm entre 19 e 36 anos. O brasileiro mais velho, mapeado, tem 72 anos.

As pessoas entre 13 e 18 anos correspondem a 10%, mesmo índice verificado na faixa etária entre 37 e 45 anos. "Apenas 5% possuem atualmente mais de 45 anos de idade", diz a Mensa.

Compartilhe  

últimas notícias