Diário de São Paulo
Siga-nos
SISU 2024

Sisu 2024: Lista de instituições e vagas disponíveis já está disponível para consulta

Estudantes poderão escolher entre instituições federais, estaduais e municipais

Sisu 2024: Lista de instituições e vagas disponíveis já está disponível para consulta - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Sisu 2024: Lista de instituições e vagas disponíveis já está disponível para consulta - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Milani Publicado em 15/01/2024, às 08h36


O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de instituições de ensino superior que participarão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2024. Ao todo, são 127 universidades distribuídas por todo o país, oferecendo um total de 264.360 vagas. As inscrições para o Sisu terão início no dia 22 de janeiro, e os estudantes poderão escolher entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com 9.240 vagas, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750. Entre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) oferece o maior número de vagas, com quase 6 mil oportunidades.

A partir de 2024, o Sisu passará a ter apenas uma edição por ano. O programa, que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), era tradicionalmente realizado duas vezes ao ano.

Durante o período de inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso e, uma vez por dia, a nota de corte de cada curso é divulgada, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os estudantes podem ajustar suas opções de curso até o último dia de inscrição.

Na edição anterior, a primeira de 2023, foram ofertadas 226.399 vagas em 6.402 cursos de graduação em 128 instituições de ensino superior. A segunda edição disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação de 65 instituições. O Sisu é uma oportunidade para os estudantes buscarem seu lugar no ensino superior, concorrendo a vagas em diversas instituições em todo o Brasil.

Compartilhe  

últimas notícias