No último domingo (3), candidatos enfrentaram um total de 90 questões objetivas, divididas igualmente entre as áreas de Linguagens e Ciências Humanas

William Oliveira Publicado em 04/11/2024, às 09h04
No último domingo (3), aproximadamente cinco mil candidatos foram desclassificados durante o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) em uma coletiva de imprensa que se seguiu à aplicação do exame.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, declarou que não houve ocorrências significativas durante o evento. Além das 4.999 desclassificações, o MEC registrou 689 incidentes logísticos em todo o território nacional, que incluíram emergências médicas, falhas temporárias no fornecimento de energia elétrica e problemas relacionados ao abastecimento de água.
Os principais motivos para a eliminação dos candidatos foram tentativas de deixar o local de prova com o caderno de respostas antes do tempo permitido, posse de dispositivos eletrônicos, saída antecipada do local de prova, uso de materiais impressos para consulta e descumprimento das orientações dos fiscais.
A taxa de abstenção no primeiro dia foi registrada em 26,6%, um número que reflete uma diminuição em comparação aos anos anteriores. Em 2023, a abstenção foi de 28,1%, enquanto em 2022 alcançou 28,3%. Neste ano, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para participar do exame.
Durante a primeira fase do Enem, os candidatos enfrentaram um total de 90 questões objetivas, divididas igualmente entre as áreas de Linguagens (abrangendo língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Além disso, os participantes foram desafiados a redigir uma dissertação argumentativa com até 30 linhas sobre o tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
O segundo dia do exame ocorrerá no próximo domingo (10), quando os candidatos deverão responder a mais 90 questões nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza. As notas individuais dos participantes serão divulgadas no dia 13 de janeiro de 2025.
Leia também

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump

Homem intercepta ônibus de pacientes, viaja 85 km sob ameaça e acaba preso em Ribeirão Preto

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Após anos calada, Bruna Marquezine quebra o silêncio e abre ferida do passado ao falar de Neymar

Carro pega fogo na Rodovia Presidente Dutra em Caçapava e mobiliza Bombeiros