Diário de São Paulo
Siga-nos
Educação

Enem 2023: gabaritos e cadernos de questões já estão disponíveis

Esses materiais estão disponíveis no site do Instituto, organizados por cores de cadernos e datas de aplicação

Enem 2023: gabaritos e cadernos de questões já estão disponíveis. - Imagem: reprodução freepik
Enem 2023: gabaritos e cadernos de questões já estão disponíveis. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 15/11/2023, às 15h24


Os participantes do Enem 2023já podem acessar os cadernos de questões e os gabaritos do exame. O MEC e o Inep decidiram antecipar a divulgação desses documentos para o dia 14 de novembro. Esses materiais estão disponíveis no site do Instituto, organizados por cores de cadernos e datas de aplicação. O exame foi conduzido nos dias 5 e 12 de novembro.

Além dos gabaritos, o Inep inovou ao oferecer os cadernos de provas adaptados para leitores de tela livres, como o NVDA (NonVisual Desktop Access).  Conforme informações do portal Gov, esse software captura e converte em fala todas as informações apresentadas em formato de texto por meio de um sintetizador de voz.

O sistema operacional DOSVOX também está disponível, proporcionando às pessoas cegas a realização de diversas tarefas, incluindo a verificação do gabarito, facilitação na navegação e suporte para estudos futuros.

Solicitação de reaplicação

A solicitação de reaplicação, pode ser realizada através da Página do Participante, e ficará aberta até a próxima sexta-feira, 17 de novembro. Indivíduos ausentes nas provas devido a problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme estipulado no edital, têm a oportunidade de requerer a realização do exame nos dias 12 e 13 de dezembro.

O mesmo se aplica àqueles que foram alocados a uma distância superior a 30 km da residência indicada na inscrição. Os resultados do Enem 2023 serão anunciados em 16 de janeiro de 2024.

Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho acadêmico dos estudantes ao concluir a educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, consolidou-se como uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambos sob a gestão do Ministério da Educação (MEC).

Tanto instituições de ensino públicas quanto privadas utilizam o Enem como critério principal ou complementar em seus processos seletivos. Além disso, os resultados também servem como referência para o acesso a auxílios governamentais, como os oferecidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem têm a utilidade de serem considerados em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal, que mantêm convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Esses acordos facilitam o acesso às instituições portuguesas para estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em Portugal.

Compartilhe  

últimas notícias