Diário de São Paulo
Siga-nos
Enem

Enem 2022: confira todas as informações que você precisa saber antes da prova

Cerca de 3,4 milhões de jovens irão realizar o exame neste fim de semana

Enem 2022: confira todas as informações que você precisa saber antes da prova - Imagem: divulgação
Enem 2022: confira todas as informações que você precisa saber antes da prova - Imagem: divulgação

Nathalia Jesus Publicado em 08/11/2022, às 12h46


Estudantes de todo o Brasil já estão ansiosos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2022, que acontece nos próximos finais de semana.

No Brasil, as notas do Enem podem ser utilizadas em diversos programas de inserção de jovens no ensino superior público ou privado. Além disso, algumas instiuições do exterior como Canadá, Portugal, Inglaterra e França, também aceitam as notas do Enem em seus processos seletivos.

O resultado pode ser aplicado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade Para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas serão aplicadas em dois domingos, 13 e 20 de novembro, com início pontual às 13h30 (no horário de Brasília). Como em 2021, este ano também estará disponível a versão digital do exame, que terá as mesmas normas que o físico e iniciará no mesmo horário.

É importante que o candidato já conheça o seu local de prova e veja as melhores rotas para conseguir chegar até o recinto com pelo menos uma hora de antecedência.

Dias, horários e provas

No primeiro domingo, dia 13 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens (5 questões de língua estrangeira e mais 40 sobre língua portuguesa), Ciências Humanas (45 questões divididas entre História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Atualidades) e a redação.

O limite para a entrega do cartão de resposta é às 19h.

Já no segundo dia, 20 de novembro, serão aplicadas as provas de Matemática (45 questões) e de Ciências da Natureza (45 questões divididas entre Física, Química e Biologia).

Nesta ocasião, o cartão de resposta deverá ser entregue mais cedo, às 18h30.

O que levar para o Enem?

  • RG ou outro documento de identificação oficial com foto;
  • Caneta esferográfica com revestimento transparente na cor preta (se possível, levar uma reserva);
  • Máscara de proteção facial;
  • Água mineral em garrafa transparente e sem rótulo;
  • Lanches.

O que NÃO levar para a prova?

  • Cigarros, bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas;
  • Bonés, chapéus, gorros e óculos escuros;
  • Calculadoras, celulares e demais equipamentos eletrônicos deverão estar desligados e guardados nos porta-objetos distribuídos na entrada dos locais de prova. Caso algum desses aparelhos emitam sons durante a realização do exame, o participante será automaticamente eliminado.
Compartilhe  

últimas notícias