Diário de São Paulo
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Supermercados contribuem para crescimento de 0,6% em compras no varejo

Varejo acumula crescimento de 1,8% no ano e 1,7% nos últimos 12 meses

Supermercados. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Supermercados. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 09/11/2023, às 08h50


As vendas no varejo brasileiro apresentaram um crescimento de 0,6% em setembro, revertendo a queda de 0,1% registrada em agosto, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor de supermercados foi o principal responsável por esse aumento.

De acordo com a PMC, o varejo acumula um crescimento de 1,8% no ano e de 1,7% nos últimos 12 meses. Atualmente, o setor de compras para a casa está 9,1% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, embora ainda esteja 1,5% abaixo do maior nível da série histórica, registrado em outubro do mesmo ano.

Entre as oito atividades analisadas no varejo restrito, apenas três apresentaram resultados positivos em setembro: móveis e eletrodomésticos (2,1%), hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,6%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%).

O setor de hiper e supermercados teve o maior impacto no mês, contribuindo significativamente para o crescimento do varejo. Cristiano Santos, gerente da pesquisa, destaca a importância desse setor para o indicador, explicando que a escolha orçamentária das famílias, voltada para itens de primeira necessidade, é um dos principais fatores para o resultado positivo. Com o aumento da população ocupada e da massa de rendimento, as pessoas direcionam seu rendimento habitual para os gastos em hiper e supermercados, representando cerca de 56% do total do varejo no período de agosto para setembro. 

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