Diário de São Paulo
Siga-nos
Do fígado ao filé-mignon

Por que a carne está mais barata?

Por outro lado, ovos de galinha e pescados apresentaram aumento de preço até agosto de 2023

Carne. - Imagem: Divulgação / Assessoria - Governo de Rondônia
Carne. - Imagem: Divulgação / Assessoria - Governo de Rondônia

Marina Roveda Publicado em 14/09/2023, às 08h46


O preço das carnes no Brasil tem apresentado quedas significativas ao longo de 2023, e no acumulado até agosto, as carnes em geral tiveram uma redução média de 9,65%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Todos os cortes de carne analisados pelo IBGEmostraram redução nos preços, sendo que o filé-mignon registrou a maior queda no ano, com uma diminuição de 16,95%. Vamos entender o que está por trás dessa redução de preços:

  1. Aumento na Produção: Os produtores de carne aproveitaram a valorização de preços de bezerros e gado em 2022 para aumentar a produção. Isso levou a uma maior disponibilidade de carne no mercado interno.

  2. Expansão da Criação: Para expandir a criação de gado, os produtores temporariamente reduziram o abate de fêmeas, o que resultou em um maior número de animais destinados à produção de carne.

  3. Boa Safra de Grãos: A safra positiva de soja e milho beneficiou a redução de preços, já que esses grãos são utilizados na alimentação de frangos e suínos, ajudando a reduzir os custos de produção.

  4. Pastagens Beneficiadas por Chuvas: A principal fonte de alimentação para o gado bovino são as pastagens, que foram beneficiadas por chuvas regulares, garantindo um bom suprimento de alimento para o gado.

É importante destacar que o governo não tem uma participação direta nos preços da carne. Embora a expectativa na economia possa influenciar o consumo, a queda nos preços da carne não está diretamente relacionada a políticas voltadas para o agronegócio. O setor agropecuário possui um ciclo de oferta bem definido, que está refletindo nas reduções de preço observadas.

No que diz respeito aos cortes de carne, o filé-mignon lidera as quedas no ano, seguido pela alcatra e pelo contrafilé. Outras proteínas animais, como frango em pedaços, frango inteiro e carne de porco, também registraram reduções de preço. Por outro lado, ovos de galinha e pescados apresentaram aumento de preço até agosto de 2023.

Compartilhe  

últimas notícias