Diário de São Paulo
Siga-nos
Carro Popular

Mercado de veículos no Brasil registra crescimento de 4,2% em novembro e 9,1% no ano

Com a ajuda do governo, vendas de carros no brasil atingem 212,6 mil unidades em novembro

Montadora de veículos FIAT. - Imagem: Reprodução | Patrícia Fiúza/G1
Montadora de veículos FIAT. - Imagem: Reprodução | Patrícia Fiúza/G1

Marina Roveda Publicado em 08/12/2023, às 06h02


O mercado de veículos no Brasil continua a apresentar um ritmo acelerado, com um aumento de 4,2% nas vendas em novembro, totalizando 212,6 mil unidades licenciadas. No acumulado de janeiro a novembro, o crescimento atinge 9,1%, com 2,06 milhões de veículos vendidos.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) projeta que o mercado brasileiro em 2023 será 8,8% maior em comparação com 2022. O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, destaca que, ao contrário de 2022, este ano o setor não enfrentou os problemas causados pela falta de semicondutores.

As vendas de carros foram impulsionadas pelo programa do governo (MP 1175) de maio, que ofereceu incentivos fiscais para descontos em veículos mais acessíveis. Após a implementação do programa, a média diária de vendas cresceu consistentemente, afirma o presidente da Anfavea.

Em dezembro, o ritmo de vendas continua forte, com médias diárias em torno de 14,5 mil unidades, superando as médias dos meses anteriores, que ficaram em torno de 10 mil. No entanto, destaca-se que as vendas diretas, principalmente para locadoras, representam 48% das vendas totais este ano.

A eletrificação no setor automotivo também está em ascensão, com um crescimento de 80% nas vendas de carros híbridos e elétricos em 2023, totalizando 89 mil unidades.

O presidente da Anfavea expressa preocupação com o aumento das importações, observando que a participação de modelos estrangeiros passou de 13,7% em dezembro de 2022 para 18% este ano, com a China apresentando o maior crescimento nesse aspecto.

Compartilhe  

últimas notícias