A área consumida pelo fogo é equivalente ao tamanho da Colômbia e do Chile juntos

Nathalia Jesus Publicado em 26/04/2023, às 08h54
Entre 1985 e 2022, o Brasil queimou mais de 185 milhões de hectares, uma extensão que pode ser comparada a soma de toda a área territorial do Chile e da Colômbia.
O número também pode ser simplificado, com ele, é possível afirmar que 21,8% de todo o território brasileiro já foi consumido pelo fogo ao longo das quatro décadas.
O índice foi obtido através de um estudo divulgado pelo MapBiomas na última quarta-feira (26) feito por imagens de satélite. No entanto, o consórcio formado por universidades, ONGs e empresas de tecnologia não considera o número de focos de calor, mas a extensão consumida pelas chamas.
O cálculo da média anual, por exemplo, considera várias áreas que queimaram no mesmo lugar durante o período estudado, de acordo com o g1.
Segundo a pesquisa, toda a área afetada pelo fogo varia entre os seis biomas brasileiros. Porém, quando comparados os percentuais de áreas queimadas em relação ao bioma ao qual ela pertence, Pantanal e Cerrado ficam com as primeiras posições do ranking.
Já quando o índice leva em conta o total de área queimada, Amazônia e Cerrado lideram, com 80,95 e 79,2 milhões de hectares (Mha) queimados, respectivamente.
“Com essa série histórica de dados de fogo podemos entender o efeito do clima e da ação humana sobre as queimadas e incêndios florestais", comentou a coordenadora do MapBiomas Fogo e diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Ane Alencar.
"Percebemos claramente que em anos de El Niño temos mais ocorrência de incêndios, como nos últimos El Niños (2015 - 2016 e 2019), se comparados aos anos de La Niña, quando chove mais na Amazônia (2018 e 2021). A exceção a essa regra foi 2022, quando mesmo sendo um ano de La Niña, a Amazônia queimou bastante”, continuou.
Além disso, 85% de toda a área de florestas que foi queimada fica localizada na Amazônia, sendo que a maior parte das queimadas no bioma foram realizadas em agosto, setembro e outubro do ano passado, durante a temporada de queima.
A temporada de incêndios na Amazônia geralmente ocorre entre junho e outubro, porém, os garimpeiros e grileiros derrubam e desmatam a floresta esperando queimá-la no ano inteiro.
O novo estudo do MapBiomas também indica que, em nível nacional, os meses entre julho e outubro concentram 79% da área queimada no Brasil desde 1985, com o mês de setembro correspondendo a 34% do fogo.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Brasil encerra preparação para enfrentar Escócia com Neymar disponível e dúvida no ataque

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Após fortes chuvas, duas crateras se abrem e engolem carros na região metropolitana de São Paulo

Fã tatua nome de Neymar no rosto e promete nova homenagem caso Brasil conquiste o hexa

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

Ex-capitão da Alemanha é acusado de racismo após chamar estilo da Costa do Marfim de "selvagem"

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas