Diário de São Paulo
Siga-nos

Mães são as mais procuradas: pesquisa da Serasa Experian revela padrões de uso de cartões de parentes em compras online

Transações com cartões de avós têm mais contestações e riscos de fraude

Mães são as mais procuradas: pesquisa da Serasa Experian revela padrões de uso de cartões de parentes em compras online - Imagem: Reprodução | Freepik
Mães são as mais procuradas: pesquisa da Serasa Experian revela padrões de uso de cartões de parentes em compras online - Imagem: Reprodução | Freepik

Marina Roveda Publicado em 18/10/2023, às 08h18


Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian em outubro revelou que mais da metade das compras em marketplaces, feitas com o uso de cartões de crédito de parentes, foram efetuadas com os cartões das mães dos titulares das contas em sites de comércio eletrônico. Entre as mais de 60 mil transações analisadas no estudo, 65,9% foram concluídas com cartões de mães, seguidos por cartões de irmãos (14,9%), filhos (12,6%), avós (3,2%) e tios (1,9%). O parentesco menos comum nesse tipo de operação foi "outros" (1,5%), abrangendo pais, netos ou sobrinhos.

A pesquisa também avaliou o risco relativo de contestação das transações online feitas com cartões de parentes e revelou que as compras feitas com cartões de avós são as mais contestadas, com 153,8% mais chances de serem contestadas do que as feitas com cartões de filhos, 135,7% mais chances do que as feitas com cartões de irmãos e um risco 73,7% maior do que as feitas com cartões de mães.

De acordo com o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, quando uma transação online desse tipo é contestada pelo titular do cartão, pode indicar a ocorrência de uma fraude. Ele enfatizou a importância de proprietários de cartões e empresas adotarem medidas para proteger contra fraudes em ambientes digitais, como a emissão de cartões digitais temporários para aumentar a segurança nas compras online e investir em processos inteligentes de combate à fraude.

A pesquisa também destacou o aumento das tentativas de fraude em transações com cartões bancários, sendo 45,5% das investidas criminosas registradas no primeiro semestre de 2023 nesse setor. A Serasa alertou para o crescimento de 18% nos incidentes ligados a cartões bancários no último trimestre de 2022 em relação ao período anterior, ressaltando a importância da prevenção a fraudes no ambiente digital.

A pesquisa "Meios de Pagamento no Brasil," realizada em maio de 2023 pela plataforma de pesquisa de mercado Opinion Box, recomendou que as empresas deem mais atenção à segurança dos pagamentos com cartões de crédito, já que este é o método preferido por 80% dos brasileiros. Em resposta a esse cenário, a Serasa Experian lançou o mecanismo de "Verificação de Cartão," que identifica o risco de fraude em cada transação online realizada com cartões de crédito "não presentes," que não exigem senha. A validação é feita por meio do cruzamento de informações cadastrais do CPF do titular do cartão, dados BIN e verificação de biometria facial, oferecendo maior segurança para as transações de comércio eletrônico.

Compartilhe  

últimas notícias