Diário de São Paulo
Siga-nos
Instituto Nacional do Seguro Social

Lula promete zerar fila do INSS: "Já provamos uma vez"

Quase 2 milhões de pessoas estão à espera de benefícios e de uma consulta na perícia médica

Lula promete zerar fila do INSS: "Já provamos uma vez" - Imagem: reprodução YouTube
Lula promete zerar fila do INSS: "Já provamos uma vez" - Imagem: reprodução YouTube

Vitória Tedeschi Publicado em 11/07/2023, às 14h24


O presidente Lula (PT) disse nesta terça-feira (11) que vai se reunir com os ministros da Previdência Social, Carlos Lupi, e da Fazenda, Fernando Haddad, a fim de buscar caminhos para acabar com a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que chega a quase 2 milhões de pessoas à espera de benefícios e de uma consulta na perícia médica.

Nesta semana vou me reunir com Lupi e Haddad para discutir isso. Primeiro, quero saber se a fila existe porque não tem dinheiro para pagar os aposentados; segundo, eu quero saber se é falta de funcionário [no INSS]", disse

Ele ainda afirmou que isso é possível e pode voltar a acontecer como em seu primeiro mandato, entre 2003 e 2006: "Nós já provamos uma vez que podemos zerar a fila para benefícios, para Auxílio-Natalidade, Auxílio-Maternidade, para aposentadoria, para perícia médica, a gente conseguiu zerar tudo isso [em seus governos anteriores]", adicionou ele.

Lula disse ainda que "não há explicação" para a atual fila, de 1,9 milhão de pessoas. Na avaliação do presidente, se a explicação for falta de dinheiro para arcar com as aposentadorias, o governo precisa "ser transparente com o povo".

Confira o depoimento de Lula:

Compartilhe  

últimas notícias