Diário de São Paulo
Siga-nos
APOSENTADORIA

INSS: Saiba como conquistar sua aposentadoria de forma vantajosa

Surgiram novas regras de idade e contribuição para aposentadoria; fique por dentro

Aposentadoria via INSS. - Imagem: Freepik
Aposentadoria via INSS. - Imagem: Freepik

Marina Roveda Publicado em 10/07/2023, às 08h16


A aposentadoria é um tema que desperta muitas dúvidas e incertezas entre os trabalhadores brasileiros. Afinal, cada pessoa tem sua trajetória profissional e particularidades que podem influenciar no momento ideal para se aposentar e nas melhores opções de benefícios. No Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por conceder a aposentadoria aos trabalhadores, mas as regras e requisitos variam para cada tipo de benefício.

Existem diferentes formas de conquistar a aposentadoria pelo INSS, e cada uma delas possui suas próprias regras e requisitos. Uma das opções é a aposentadoria por idade, na qual os homens devem ter 65 anos de idade e as mulheres 60 anos, além de pelo menos 15 anos de contribuição ao INSS. Já a aposentadoria por tempo de contribuição exige 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres.

Para os trabalhadores rurais, há a possibilidade de se aposentar por idade, com requisitos específicos, como ter 60 anos para homens e 55 anos para mulheres, além de comprovar pelo menos 15 anos de contribuição ao INSS. Professores também possuem regras diferenciadas, com tempo de contribuição de 30 anos para homens e 25 anos para mulheres.

Além dessas opções, existem casos de aposentadoriapor invalidez, destinada a trabalhadores que ficaram incapacitados de retornar ao trabalho por acidente ou doença permanente, e aposentadoria especial, voltada para profissionais expostos a condições de risco durante a carreira.

Cada tipo de aposentadoria do INSS requer uma documentação específica para comprovar os requisitos e garantir o benefício. Em geral, são solicitados os seguintes documentos:

  • RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e carteira profissional (CTPS);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou histórico escolar;
  • Título de eleitor (para maiores de 18 anos);
  • Comprovante eleitoral (para aqueles que já votaram);
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Documento que comprove estar em dia com o serviço militar (para estudantes homens);
  • Fotos 3x4.


No caso de aposentadoria por cotas, como por renda, escola pública ou para pessoas pretas, pardas e indígenas, podem ser exigidos documentos adicionais, como comprovante de renda, comprovante de escolaridade que ateste a conclusão do ensino médio em escola pública e autodeclaração étnico-racial.

Garantir a aposentadoria pelo INSSrequer conhecimento das regras e requisitos de cada tipo de benefício. É importante analisar sua situação individual e buscar orientação para identificar qual é a melhor opção de aposentadoria para você. A documentação necessária também deve ser providenciada corretamente, garantindo a efetivação do benefício. Acesse o site ou aplicativo do INSSpara obter mais informações e iniciar o processo de solicitação da sua aposentadoria.

Compartilhe  

últimas notícias