Diário de São Paulo
Siga-nos
13º salário

INSS inicia pagamento de 2ª parcela do décimo terceiro nesta sexta-feira (24)

Mais de 33,6 milhões de beneficiários serão contemplados

INSS inicia pagamento de 2ª parcela do décimo terceiro nesta sexta-feira (24) - Imagem: reprodução freepik
INSS inicia pagamento de 2ª parcela do décimo terceiro nesta sexta-feira (24) - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 24/05/2024, às 15h25


A partir desta sexta-feira (24), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a segunda parcela do décimo terceirosalário.

Mais de 33,6 milhões de beneficiários serão contemplados até 7 de junho, com os pagamentos escalonados de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Os que recebem o salário mínimo serão pagos primeiro, enquanto aqueles que recebem acima desse valor começam a receber a partir de 3 de junho.

Conforme informa o portal CNN, os valores e datas de pagamento estão disponíveis desde abril e podem ser consultados via aplicativo Meu INSS ou no site gov.br/meuinss. Quem não tem acesso à internet pode obter as informações ligando para o telefone 135, informando o número do CPF e confirmando alguns dados pessoais. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

A antecipação do décimo terceiro foi oficializada por decreto em março, marcando o quinto ano consecutivo de adiantamento, originalmente previsto para agosto e dezembro. Em 2020 e 2021, a antecipação foi devido à pandemia de covid-19, enquanto em 2022 e 2023, os pagamentos foram feitos em maio e junho.

De acordo com o Ministério da Previdência, a antecipação do décimo terceiro injetará R$ 67,6 bilhões na economia, com R$ 33,92 bilhões referentes à segunda parcela paga entre maio e junho. A maioria dos beneficiários receberá 50% do décimo terceiro nesta segunda parcela.

Aqueles que passaram a receber benefícios após janeiro terão o valor calculado proporcionalmente, e beneficiários de auxílio-doença receberão uma parcela menor, ajustada conforme a duração do benefício. Benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito ao décimo terceiro salário.

Compartilhe  

últimas notícias