Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo estuda lançar 'Desenrola' para empresas inadimplentes

Alckmin menciona proposta para ajudar empresas inadimplentes e aliviar impactos da pandemia e juros elevados

Geraldo Alckmin. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Geraldo Alckmin. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 30/11/2023, às 07h39


O governo federal está considerando a implementação de um plano de renegociação de dívidas destinado a empresas inadimplentes. A proposta, semelhante ao programa "Desenrola Brasil", voltado para pessoas endividadas, foi mencionada pelo presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).

Segundo Alckmin, a ideia surge em meio a meses anteriores com taxas de juros elevadas e muitas empresas ainda enfrentando dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19. O ministro destacou a necessidade de uma discussão semelhante à realizada para o "Desenrola", agora direcionada a empresas.

Tivemos especialmente meses atrás taxas de juros muito elevadas e muitas empresas vindo ainda de problemas do tempo da Covid, da pandemia, tiveram dificuldade. Então, há necessidade sim de ter uma discussão da mesma forma que se buscou um Desenrola para pessoas, ter um desenrola para empresas”, disse Alckmin, nessa terça-feira (28).

A declaração de Alckmin ocorre alguns dias após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetar integralmente o projeto que prorrogava a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores até 2027. Sobre esse tema, Alckmin sugeriu uma possível substituição da desoneração da folha de pagamento por um percentual do faturamento como uma alternativa viável.

O governo está atento às dificuldades enfrentadas pelas empresas, especialmente aquelas impactadas pela conjuntura econômica e pela pandemia. A possível implementação desse plano de renegociação busca oferecer suporte financeiro às empresas inadimplentes, contribuindo para a recuperação econômica e a estabilidade do setor produtivo.

Compartilhe  

últimas notícias