Diário de São Paulo
Siga-nos
IPEA

Cresce em 38% o número de pessoas em situação de rua no Brasil nos últimos 3 anos

De acordo com novos dados do Ipea, já são mais de 280 mil pessoas

De acordo com novos dados do IPEA, já são mais de 280 mil pessoas - Imagem: Freepik
De acordo com novos dados do IPEA, já são mais de 280 mil pessoas - Imagem: Freepik

Jessica Anjos Publicado em 12/02/2023, às 10h29


De acordo com novos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população em situação de rua no Brasil cresceu em 38% nos últimos três anos. O número de pessoas passa de 280 mil.

Cristina Albuquerque do Nascimento, a Cris, e o marido precisaram se instalar em uma travessa da Avenida Paulista, em São Paulo, após enfrentarem dificuldades financeiras. "Apesar de estar na rua, aqui é tudo limpinho. Eu gosto de limpeza. Acabei de lavar a calçada", comentou a moça em entrevista ao G1.

Cris conta que mora na rua há dois anos, a lona que ergueu para se abrigar com a família, fica na calçada lateral do parque Prefeito Mário Covas, na Paulista. "Quem me indicou para ficar aqui foram umas amigas trans que conheci na rua. Aqui era mais tranquilo, diferente dos outros lugares em que fiquei", explicou.

cristina-albuquerque
Cristina e seu irmão Mateus, os dois moram na região da Avenida Paulista / Imagem: reprodução G1

Por que morar na rua?

Antes da pandemia por coronavírus, Cris e o marido recebiam pouco mais de um salário mínimo cada. A moça trabalhava em um açougue e o marido em um lava-rápido. Porém, com a situação do vírus, os dois perderam seus empregos no mesmo período. 

"A gente tinha economizado um dinheiro, mas zerou. A gente gostava de passear, até pegou um cachorro. Mas, com a pandemia, acabaram nossas economias. Aí ele me falou: 'Vamos fazer o quê?'. Eu respondi: 'Vamos pra rua'. E fomos", relembrou.

De acordo com o pesquisador do Ipea, em entrevista ao G1, Marco Natalino, a perda da renda de uma família é a principal causa a levar uma pessoa a viver em situação de rua.

Segundo o especialista, "isso se manifesta também no caso de pessoas que até têm uma habitação longe dos grandes centros, mas passam a semana ou vários dias dormindo de forma improvisada nas ruas e trabalhando como lavador de carro, ambulante e outras coisas".

Marco explica que o Brasil não tem dados oficiais sobre as pessoas em situação de rua. Essa população até ficou de fora do Censo Demográfico em 2022, que foi feito pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

O mapeamento dessas pessoas é muito importante para o governo promover as políticas públicas necessárias. Um estudo, liderado pelo especialista, começou a estimar esse número a partir do Cadastro Único, do governo federal.

De acordo com os novos dados, estima-se que 281.472 pessoas estão vivendo pelas ruas do Brasil desde 2022. Esse número mostra uma alta de 38% quando comparado com o índice de 2019.

A partir de 2015, houve crescimento da população em situação de rua motivado pelo fator econômico, com aumento do desemprego, da informalidade, queda de renda e da alta da pobreza", diz Marco afirmando que tudo piorou ainda mais após a pandemia.

Porém, os números podem ser ainda maiores, já que é difícil mensurar a realidade sem ajuda do poder público.

Compartilhe  

últimas notícias