Diário de São Paulo
Siga-nos
Economia

Conta de luz: Aneel prevê aumento de 5,6% em 2024

A estimativa supera a inflação prevista para o período, que é de 3,87%

Conta de luz: Aneel prevê aumento de 5,6% em 2024 - Imagem: reprodução freepik
Conta de luz: Aneel prevê aumento de 5,6% em 2024 - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 23/01/2024, às 15h00


A projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgada nesta terça-feira (23) indica que os brasileiros devem enfrentar um aumentomédio de 5,6% na conta de luz em 2024. Essa estimativa supera a inflação prevista para o período, que é de 3,87% de acordo com os economistas consultados pelo Banco Central.

No ano anterior, em 2023, a Aneel havia previsto um aumento médio de 6,8% nas tarifas das distribuidoras. No entanto, o aumento observado foi de 5,9%.

Conforme aponta o portal G1, o aumento nas contas de luz no Brasil é impulsionado por três principais fatores: a dependência do mercado cativo, onde os consumidores não têm escolha e são compelidos a adquirir energia das distribuidoras locais; a expansão da rede de transmissão elétrica; e o aumento nos custos dos subsídios.

Anualmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza ajustes nas tarifas, considerando os custos de geração e transmissão, encargos setoriais, despesas operacionais das distribuidoras, e a variação inflacionária. Essas medidas visam equilibrar o sistema elétrico, mas também impactam diretamente nos bolsos dos consumidores.

Vale ressaltar que em 2024, a Aneel espera que os subsídios atinjam um recorde de R$37,2 bilhões. Esses custos são pagos pelos consumidores de energia por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Além disso, a maior parte desse valor, cerca de R$32,7 bilhões (88%), será diretamente cobrada dos consumidores nas contas de luz ao longo do ano.

Compartilhe  

últimas notícias