A ação coletiva foi movida pelo Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) em 2022

Lillia Soares Publicado em 22/05/2024, às 18h25
A Zamp, controladora do Burger Kingno Brasil, foi condenada a pagar R$200 mil por propaganda enganosa do hambúrguer Whopper Costela. A ação coletiva, movida pelo Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) em 2022, afirmava que o Burger King induzia os consumidores ao erro sobre a composição do sanduíche, que era feito de paleta suína em vez de costela.
Conforme informações do portal CNN, o juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís (MA), decidiu que a propaganda era enganosa por omitir essa informação dos consumidores.
No entanto, ele rejeitou a indenização de R$1 mil por danos morais a cada consumidor lesado, argumentando que não houve lesão ou humilhação que justificassem tal compensação.
A decisão do juiz foi influenciada pelas ações do Burger King após o caso vir à tona. A rede fez uma campanha para esclarecer que o hambúrguer não era feito de costela e retirou o Whopper Costela do cardápio em março de 2022.
A indenização de R$200 mil será destinada ao Fundo Estadual de Direitos Difusos. O Burger King informou que está colaborando com a Justiça e planeja recorrer da decisão.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Carol Barcellos vence fuso e falta de espaço em treino intenso em Tóquio

O lugar a que pertencemos

CBF notifica 99, BYD, Bradesco e Nubank por suposto marketing de emboscada durante a Copa

VÍDEO: pastor é flagrado fazendo sexo com menor de idade nos fundos de igreja

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa