Diário de São Paulo
Siga-nos
PIB

Banco Central mostra otimismo nas projeções para crescimento do PIB em 2024

Agropecuária e serviços são destaques

Banco Central - Imagem: Divulgação / Agência Senado
Banco Central - Imagem: Divulgação / Agência Senado

Marina Milani Publicado em 22/12/2023, às 08h09


Nesta quinta-feira (21), o Banco Central divulgou as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 e 2024, por meio do Relatório de Inflação. A estimativa para 2023 foi ajustada para 3%, indicando um crescimento otimista nos setores de agropecuária e serviços, que compensaram parcialmente a queda na previsão para a indústria. A projeção para a agropecuária foi aumentada de 13,0% para 15,5%, enquanto a estimativa para o setor de serviços subiu de 2,1% para 2,5%.

A desaceleração do setor de serviços no terceiro trimestre foi menor do que o esperado, com surpresas positivas nas áreas de intermediação financeira, serviços relacionados, atividades imobiliárias e aluguel, que apresentaram crescimento igual ou superior a 1% no trimestre. A revisão nas séries históricas também contribuiu para a alta na previsão de crescimento anual do setor terciário.

Por outro lado, a revisão da série histórica teve um impacto negativo na previsão de crescimento da indústria, resultando em uma redução de 0,4 ponto percentual na variação interanual do primeiro semestre. O desempenho da indústria extrativa foi inferior ao previsto, devido ao recuo na produção de minério de ferro e outros minerais, enquanto a construção apresentou uma queda acentuada em relação à previsão de estabilidade.

Em relação aos componentes domésticos da demanda agregada, a estimativa para a variação da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) foi reduzida de -2,2% para -3,4%, o consumo do governo passou de 1,8% para 1,3%, e a previsão para o crescimento do consumo das famílias foi revisada para cima, de 2,8% para 3,5%.

Para o comércio exterior, o Banco Central estima que as exportações devem variar 8,8% em 2023, enquanto as importações devem apresentar uma variação de -1,1%. Essas projeções representam uma revisão em relação às estimativas anteriores, refletindo mudanças nas séries históricas, surpresas no terceiro trimestre e dados de comércio exterior até novembro.

Em resumo, as projeções indicam que a demanda interna e o setor externo devem contribuir, respectivamente, com 1,1 ponto percentual e 1,9 ponto percentual para o crescimento do PIB em 2023. Para 2024, a projeção de crescimento do PIB foi reduzida para 1,7%, refletindo estimativas mais baixas para a agropecuária e a indústria, e uma leve alta na previsão para o setor de serviços.

Compartilhe  

últimas notícias