A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM) multou novamente a ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e

Redação Publicado em 13/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h25
A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM) multou novamente a ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, em mais R$ 3,6 milhões. Com isso, o total de penalidades por não cumprimento contratual é de R$ 7,9 milhões.
A ViaMobilidade assumiu a concessão dessas linhas no fim de janeiro, depois de seis meses de transição da operação e de treinamentos junto com a CPTM.
Em março deste ano, a STM já havia multado a ViaMobilidade em R$ 4,3 milhões, após a instauração de processos administrativos sancionadores, em razão de descumprimentos de procedimentos operacionais e da interrupção da prestação do serviço.
A concessionária apresentou defesa dentro do prazo estipulado, que está sendo analisada pela pasta.
Segundo a pasta, reincidentes episódios de falhas passaram por análise administrativa e geraram as novas multas à ViaMobilidade. Alguns exemplos dessas falhas são a abertura de portas do lado contrário à plataforma, desrespeito à sinalização de via e questões contratuais relacionadas à operação.
Por causa das falhas constantes e dos prejuízos aos passageiros, o Ministério Público de São Paulo também abriu uma investigação no final de março para apurar os problemas nas duas linhas.
Além dos problemas e transtornos causados aos passageiros, o MP também cita a batida de um trem com passageiros contra a barreira de proteção na estação Júlio Prestes e a morte de um funcionário enquanto fazia a manutenção de um transformador.

Passageiros embarcam em vagões lotados na manhã desta segunda (28) — Foto: Reprodução/TV Globo
O ofício assinado pelo promotor de justiça Silvio Antonio Marques também fala sobre a reportagem do g1 que apontou ao menos 30 falhas em apenas 47 dias de operação.
O MP afirma ainda que “os fatos podem, em tese, configurar ato de improbidade administrativa”.
À época, a ViaMobilidade respondeu que foi notificada pelo MP “e que irá prestar todos os esclarecimentos necessários dentro do prazo estabelecido pelo órgão”.
As linhas 8 e 9 do transporte sobre trilhos registram um aumento nos problemas técnicos desde que a operação deixou de ser gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Furtos de cabos e falhas de energia, entre outros problemas, têm provocado, semanalmente, transtornos aos passageiros, que enfrentam plataformas e vagões abarrotados, além de horas de espera para embarcar.
Por dia, cerca de 500 mil passageiros utilizam a Linha 8-Diamante. Já a Linha 9-Esmeralda atende aproximadamente 600 mil pessoas diariamente.
.
.
.
.
.
.
G1
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa

TSE manda apagar posts de integrantes do PT que relacionavam Flávio Bolsonaro ao Comando Vermelho

Ou você faz política ou você faz guerra

"Muito volátil", diz Trump; eleição no Brasil seria seu próximo grande desafio

Negociações climáticas em Bonn encerram etapa sem texto final aprovado