Sites de importantes veículos de comunicação do todo o mundo, como o "The New York Times", "Financial Times", "CNN", e de redes sociais como a Twitch e o

Redação Publicado em 10/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h07
Sites de importantes veículos de comunicação do todo o mundo, como o “The New York Times”, “Financial Times”, “CNN”, e de redes sociais como a Twitch e o Reddit, saíram do ar na manhã desta terça-feira (8).
Ao tentar acessar as páginas, usuários encontravam mensagens de que havia falha na conexão ou “Erro 503 serviço não disponível”.
O problema durou cerca de uma hora e meia. Por volta das 8h, as páginas voltaram a funcionar.
Entenda o que causou a falha:
Importantes veículos de comunicação ficaram fora do ar como “The New York Times”, “Le Monde”, “The Guardian”, “Financial Times” e “CNN”, assim como o site do governo britânico.
Algumas redes sociais e serviços também foram afetados, incluindo o Reddit, o Spotify, a Twitch e a Amazon.

É um erro que indica que o servidor, responsável por intermediar a comunicação entre o site e os usuários, não está pronto para lidar com a solicitação de acesso.
Isso pode acontecer devido a manutenções ou pelo fato de estar sobrecarregado, por exemplo.
Nas páginas que ficaram fora do ar, o erro mostrava ainda a mensagem “Varnish cache server”, que indicava que servidores do provedor Fastly não estavam conseguindo se comunicar corretamente.
O Downdetector, serviço que registra reclamações quando sites ficam fora do ar, apontou que o erro teve origem no Fastly, um provedor de serviços de computação na nuvem baseado nos Estados Unidos.
A chamada nuvem é uma rede de servidores composta por diversos computadores, em vez de centralizar tudo em um só local. Pela nuvem, são armazenados arquivos pela internet. Atualmente, a maioria dos sites aluga espaços dessa rede por meio de empresas especializadas.
O Fastly informou em sua página de status que identificou e corrigiu um problema na configuração de seus serviços nesta manhã, por volta das 6h30.
O erro começou a deixar de aparecer nos sites e aplicativos um pouco depois das 8h.
Nesta quarta-feira (9), um dia depois do incidente, a empresa afirmou que a interrupção no acesso foi causada por um “bug” em seu software, que foi disparado quando um dos seus clientes alterou uma configuração.
O Fastly é um provedor que ajuda a melhorar o tempo de carregamento de sites, além de fornecer outros serviços para aplicativos e plataformas da internet.
Seus serviços incluem uma grande rede de servidores ao redor do mundo projetada para reduzir sobrecargas de tráfego que podem derrubar sites.
Um dos principais produtos da companhia é a rede de fornecimento de conteúdo, ou “CDN”, na sigla em inglês.
Por meio de servidores espalhados ao redor do mundo, essa rede reduz a distância entre o usuário e o site, agilizando o carregamento das páginas. Também são utilizadas outras tecnologias como o armazenamento de trechos importantes das plataformas para acelerar esse processo.
Os serviços que o Fastly oferece atuam entre os usuários e os sites, como se fosse uma camada do meio e, por isso, o acesso a diversas páginas ficou comprometido.
.
.
.
G1
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa