Diário de São Paulo
Siga-nos
Carros

Placa Mercosul pode mudar novamente; entenda

Medida ainda está em tramitação no Congresso, mas visa facilitar identificação de veículos

Placa Mercosul podem mudar novamente; entenda - Imagem: Reprodução/ Instagram @pmercosul
Placa Mercosul podem mudar novamente; entenda - Imagem: Reprodução/ Instagram @pmercosul

Gabrielly Bento Publicado em 18/04/2024, às 18h24


As placas Mercosul, introduzidas no Brasil em 2021, podem sofrer mais uma mudança em breve. Um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional propõe a inclusão novamente da cidade e do estado de registro do veículo na placa.

A medida foi proposta pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e visa facilitar a identificação de veículos em situações de infrações, roubos, furtos e outros crimes.

Segundo o UOL, na presente semana, a Comissão de Assuntos Econômicos deu seu aval ao projeto, que seguirá para análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Posteriormente, será submetido ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Vale ressaltar que a mudança se aplicaria apenas a novos emplacamentos ou transferências de propriedade e categoria. Ou seja, quem já possui placa Mercosul não precisaria trocar a placa imediatamente.

O projeto também aborda a noção de "senso de pertencimento à região e o orgulho local". Em sua visão, a identificação do município serviria como um alerta aos habitantes locais de que "o 'visitante' passa por hesitações no tráfego em cidade que não é a sua".

Ainda segundo o site, Amin também argumenta que as novas placas poderiam auxiliar na coleta de dados estatísticos em destinos turísticos acerca da origem de seus visitantes.

Compartilhe  

últimas notícias