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Passageiros da Itapemirim dizem que empresa ‘sumiu’ e não presta apoio a clientes após suspensão repentina de voos

Milhares de passageiros da Itapemirim, que suspendeu as operações às vésperas do fim de ano, estão sem conseguir viajar de avião a uma semana do Natal e não

Passageiros da Itapemirim dizem que empresa ‘sumiu’ e não presta apoio a clientes após suspensão repentina de voos
Passageiros da Itapemirim dizem que empresa ‘sumiu’ e não presta apoio a clientes após suspensão repentina de voos

Redação Publicado em 19/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h57


Milhares de passageiros ficam sem passagens às vésperas de fim de ano, gerando frustração e revolta. Anac suspendeu autorização de empresa para operar no país.

Milhares de passageiros da Itapemirim, que suspendeu as operações às vésperas do fim de ano, estão sem conseguir viajar de avião a uma semana do Natal e não conseguem contato com a empresa que, segundo eles, “sumiu” e não está prestando apoio aos clientes.

Os passageiros foram surpreendidos com a decisão da empresa de cancelar todos os voos temporariamente inesperadamente.

“Não tem nem como tentar realocar, porque não tem ninguém na sala para atender presencial os clientes. Ninguém atende o 0800 [telefone para atendimento]. Eles não respondem mensagem de email, rede social. Ou seja, não tem como tentar realocação porque eles sumiram. Sumiram do mapa. A obrigação deles seria da realocação, alimentação. Mas não foram o que fizeram”, diz o escritor Breno Vaz, que tinha um voo para pegar neste sábado.

Pelo menos 30 voos estavam programados para este sábado (18), muitos deles, saindo do aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos.

Na noite de sexta-feira (17), passageiros fizeram um protesto após ficarem desamparados no aeroporto sem informações e tentaram impedir o embarque de outros voos de outras empresas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que cancelou o registro de companhia aérea e a empresa não pode mais operar.

A Ita disse que a decisão foi por necessidade de ajuste operacional, mas não explicou o motivo e, para a imprensa, “lamentou os transtornos”, afirmando que vai continuar dando assistência aos passageiros. A Anac determinou que a empresa atenda a todos os passageiros e comunique cancelamentos e reacomodações, além de garantir o reembolso das passagens.

Francisco Dalmir disse que comprou passagem pela operadora CVC para viajar para Fortaleza, onde passaria o Natal com a família. A consultora óptica Raquel Borges Barbosa iria para Natal com a família também. Mas o fechamento do escritório da Ita gerou frustração e revolta entre os passageiros.

“As crianças com sono, fome, a gente sem poder gastar mais, já gastamos o q ue tínhamos e o que não tínhamos. Nos programamos o ano inteiro e isso de uma hora para outra. É desrespeito e desumanidade”, diz a cozinheira Josivania Nunes Sena.

“É uma sensação muito ruim porque a gente se programa o ano todo pra isso, né. Mexeu com o psicológico das crianças, tudo ansioso. A gente se programou pra isso, chega aqui a gente passar por um transtorno desses. Desespero, sensação de desespero, de desespero. Eu tenho 20 dias de férias e não sei o que fazer”, diz ela.

Companhia aérea ITA cancela voos e afeta 40 mil passageiros

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Os cancelamentos de voos já estavam acontecendo mesmo antes do comunicado oficial à imprensa sobre a suspensão das atividades e sem nenhum aviso prévio aos passageiros, autoridades e funcionários da empresa.

A Ita Companhia Aérea tinha 513 voos programados de sexta até o dia 31 de dezembro. As operadoras de turismo calculam que são cerca de 8 mil passageiros prejudicados em várias cidades do país só nesse final de semana e aproximadamente 40 mil até o começo de janeiro.

A Ita faz parte do grupo Itapemirim, conhecido pelo transporte rodoviário que opera desde 1953, e entrou no setor aéreo em 2021, suspendendo as atividades menos de 6 meses depois de começar a voar.

O site da Ita diz que a empresa surgiu prometendo “conforto e qualidade de atendimento ao passageiro”, mas o grupo está em processo de recuperação judicial.

A Itapemirim Transportes Aéreos anunciou nesta sexta que suspendeu “temporariamente” todas as operações em pleno fim de ano. Desta forma, todos os voos foram cancelados. De acordo com a companhia aérea, a situação está ligada a uma “reestruturação interna”.

Passageiros fazem manifestação em SP após cancelamento de voos pela Ita

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A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou na noite desta sexta-feira (17) que a Itapemirim deve prestar imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunicar individualmente sobre cancelamento de voos e reacomodações. Além disso, a empresa deve garantir o reembolso das passagens aéreas comercializadas.

Passageiros da Itapemirim protestam pela suspensão dos voos no Aeroporto Internacional de SP, em Guarulhos — Foto: Reprodução/Redes sociais

Passageiros da Itapemirim protestam pela suspensão dos voos no Aeroporto Internacional de SP, em Guarulhos — Foto: Reprodução/Redes sociais

Segundo a empresa, 8 voos deixaram de acontecer com o anúncio da suspensão de operação. A empresa tinha 513 voos programados entre esta sexta-feira e 31 de dezembro, segundo pesquisa no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em nota, a assessoria de imprensa da GRU Airport, responsável pelo aeroporto, informou “que não há registro de confusão no saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos. No entanto, passageiros que não conseguiram embarcar nos voos da Itapemirim continuam no local. A concessionária não soube precisar quantos”.

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G1

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