Diário de São Paulo
Siga-nos
Nível do Guaíba

Nível do Guaíba fica abaixo de 5m após dias

Nível do Guaíba em Porto Alegre baixa de 5 metros, mas ainda está muito longe da cota de alerta, 2,5m, e da cota de inundação, 3m

Altura foi baixando de forma lenta e gradual - Imagem: Reprodução / Brasil de fato / Jorge Leão
Altura foi baixando de forma lenta e gradual - Imagem: Reprodução / Brasil de fato / Jorge Leão

Sabrina Oliveira Publicado em 16/05/2024, às 09h05


O nível do Guaíba em Porto Alegre baixou para 4,98 metros às 5h15 desta quinta-feira (16), marcando a primeira vez desde segunda-feira (13) que a água fica abaixo dos 5 metros. Milhares de pessoas precisaram sair de casa, com 13,9 mil acolhidas em 155 abrigos, segundo a prefeitura. É a primeira vez desde segunda-feira (13) que o nível fica abaixo dos 5 metros.

As enchentes forçaram milhares de pessoas a deixarem suas casas após o transbordamento do lago, que inundou ruas nos bairros das regiões Norte, Central e Sul. Locais como o aeroporto Salgado Filho e a estação rodoviária foram afetados.

Apesar de o nível ainda estar acima da cota de inundação, fixada em 3 metros, a medição feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no cais Mauá confirma a tendência de estabilidade e queda do nível do lago, conforme previsão do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Após atingir um pico de 5,25 metros na terça-feira (14), o nível da água começou a baixar lentamente. A expectativa é que a água comece a recuar das áreas inundadas, especialmente nas regiões Norte e Central de Porto Alegre.

A água está voltando para o Guaíba pelas mesmas frestas, drenagens e canalizações por onde entrou. À medida que o nível do Guaíba baixa, as casas de bombas serão religadas, bombeando água para fora e secando esses locais gradualmente", explicou Fernando Fan, professor do IPH.
Compartilhe  

últimas notícias