Diário de São Paulo
Siga-nos
Guaíba

Nível do Guaíba amanhece a 5,22m e apresenta sinais de recuo

MetSul prevê queda no nível entre quarta e quinta, após o pico de vazão dos rios Taquari e Jacuí

Foto de lago Guaíba em 3 de maio de 2024 - Imagem: Reprodução / Gilvan Rocha / Agência Brasil
Foto de lago Guaíba em 3 de maio de 2024 - Imagem: Reprodução / Gilvan Rocha / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 15/05/2024, às 08h36


Na manhã desta quarta-feira (15), o nível do lago Guaíba atingiu 5,22 metros, mantendo-se relativamente estável após ter ultrapassado a marca de 5,20 metros na terça-feira. Essa situação de alerta está sendo monitorada de perto por especialistas e autoridades locais, dado o impacto intenso nas áreas ribeirinhas.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a previsão é de que entre esta quarta e quinta-feira, o nível do Guaíba comece a recuar gradualmente. Esse cenário é esperado devido à redução na intensidade do vento Sul e ao pico de vazão já ter ocorrido na segunda-feira.

A dinâmica do nível do lago Guaíba está fortemente influenciada pelos seus principais afluentes. O Rio Taquari, o segundo maior contribuinte do Guaíba, normalmente leva de 24 a 30 horas para que sua máxima vazão em Lajeado se reflita em Porto Alegre. Com o pico de vazão registrado no vale na segunda-feira ao amanhecer, a maior contribuição do Taquari ao delta do Jacuí foi observada na terça-feira.

Além disso, o Rio Jacuí, o maior afluente do Guaíba, permanece com níveis muito altos ao longo de sua extensão, conforme imagens de satélite analisadas hoje. A elevada vazão do Jacuí contribui para manter o nível do Guaíba acima do normal, apesar das previsões de recuo.

Compartilhe  

últimas notícias