Diário de São Paulo
Siga-nos

Mariana Xavier lembra que já se “violentou muito” para emagrecer

Mariana Xavier é hoje uma das mulheres plus size mais veneradas do Brasil. No Youtube, ela arrebanha mais de 360 mil seguidores em seu canal Mundo

Mariana Xavier lembra que já se “violentou muito” para emagrecer
Mariana Xavier lembra que já se “violentou muito” para emagrecer

Redação Publicado em 22/09/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h24


Ela lembra que conseguia receitas, mandava fazer remédio e repetia a mesma fórmula em busca do corpo inalcançável

Mariana Xavier é hoje uma das mulheres plus size mais veneradas do Brasil. No Youtube, ela arrebanha mais de 360 mil seguidores em seu canal Mundo Gordelícia e virou ícone na internet com um discurso empoderador entre as gordas, mas ela lembra que a história nem sempre foi assim.

A atriz conta à Marie Claire que, ao contrário do que as pessoas imaginam, não teve sempre medidas maiores e nem era militante contra a ditadura da magreza. Pelo contrário: se tornou mais uma vítima dela.

“Durante muito tempo procurei me encaixar neste padrão e – por uma mudança do ritmo de vida, de hormônios e uma série de fatores – meu corpo mudou e eu não quis aceitar. Achava que o certo era ser magra e vestir 38. Me violentei muito e tomei remédio para emagrecer. No meu canal conto isso para tentar evitar que outras pessoas fiquem anos sendo infelizes, maltratando seus corpos e cabeças, em busca de algo inalcançável”, explica.

Ela relembra com detalhes algumas atitudes extremas que chegou a tomar para perder medidas antes de aceitar seu corpo como ele é. A atriz burlava as leis e conseguia receitas médicas para mandar fazer medicações.

“Tomei muito remédio para emagrecer e outras porcarias que você pode imaginar. Sou o típico caso de efeito sanfona, então me medicava, emagrecia, parava e engordava mais do que antes. Meu erro não foi só tomar muitos remédios, de todos os tipos, mas fazer isso me automedicando. Era uma tristeza que eu não recomendo a ninguém.”

Mariana Xavier relaxa na piscina (Foto: Reprodução/Instagram)

Mariana Xavier relaxa na piscina (Foto: Reprodução/Instagram)

Em seu canal do Youtube, Mariana fala que recebe desde as mais positivas mensagens, com depoimentos de pessoas que se sentem mais leves depois de se empoderarem e mulheres que voltaram a usar biquíni depois de anos. Contudo, também têm aqueles que aproveitam o espaço para desabafarem que não conseguem amar a si próprios.

LEIA MAIS

“Tem gente reclamando da postura de suas famílias, namorados e amigos que só as diminuem, criticam e falam que são gordos por falta de vergonha na cara. Isso reforça a sensação de inadequação. Algumas estão em profundo estado de depressão, com sensação de que não são merecedoras de amor e admiração e outras que querem acabar com a própria vida. É muito triste saber que tem gente que passa por isso”, lamenta.

Hoje, a atriz acredita que a beleza tem se tornado cada vez mais democrática, pois, de uns anos para cá, existe um esforço maior para desconstruir o padrão único, opressor e irreal de corpo.

“Acho que, de uma forma geral, as pessoas estão se conscientizando do próprio valor e lutando por isso. Todo mundo está cansado de ser enganado e não se ver na mídia. Assim, estão pressionando os veículos de comunicação para que mudem de atitude. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas os avanços são notáveis.”

Mariana Xavier (Foto: Reprodução/Instagram)

Mariana Xavier (Foto: Reprodução/Instagram)

Compartilhe  

últimas notícias