Diário de São Paulo
Siga-nos
Incêndio

Incêndio persiste em área de mata de Valinhos após 24 horas e moradores reclamam de fumaça: 'Máscara úmida para dormir'

Chamas iniciaram nesta sexta-feira (2) por volta das 12h. Moradores de um condomínio próximo à área precisaram contratar um caminhão de água para auxiliar os bombeiros no combate ao fogo.

Incêndio persiste em área de mata de Valinhos após 24 horas e moradores reclamam de fumaça: 'Máscara úmida para dormir' - Imagem: reprodução grupo bom dia
Incêndio persiste em área de mata de Valinhos após 24 horas e moradores reclamam de fumaça: 'Máscara úmida para dormir' - Imagem: reprodução grupo bom dia

G1 Publicado em 03/09/2022, às 15h39


Um incêndio em uma área de mata na estrada que liga Valinhos (SP) a Campinas (SP) continua a atingir o local neste sábado (3), após 24 horas de duração. Moradores da região reclamam da quantidade de fumaça no local, que persistiu durante a noite de sexta-feira (2) e a madrugada.

O fogo, que chegou a ser controlado pelos bombeiros nesta sexta, voltou a queimar devido a uma combinação de ventos e baixa umidade relativa do ar. Segundo moradores da região, um curto-circuito em um gerador teria sido a causa do incêndio, mas ainda não há informações oficiais da Defesa Civil sobre a possível motivação.

Moradora de um condomínio próximo à região, Cristiane Forquilha disse que teve dificuldades para dormir devido à quantidade de fumaça no local. A empresária conta que foi preciso utilizar máscaras úmidas durante a noite.

"Nós dormimos de máscara, com máscara úmida para conseguir dormir. Então, foi terrível. [A casa] está toda lotada de fuligem, de fumaça, o cheiro de fumaça está terrível dentro de casa."
Incêndio em mata de Valinhos — Foto: Fábio Machado
Incêndio em mata de Valinhos

O empresário e presidente da Associação dos Moradores do bairro Francisco D'Avila contou que, juntos, os moradores contrataram um caminhão de água para ajudar no combate ao fogo, uma vez que os bombeiros não estavam com equipamentos para acessar o hidrante.

"A maioria das pessoas da região teve que procurar hotel, casa de parente porque [a fumaça] estava insuportável. Eu moro um pouquinho mais distante daqui, mas tive muita dificuldade de dormir porque realmente estava muito forte", disse o empresário.

A advogada Sueli Luiz foi outra moradora do condomínioque enfrentou o transtorno. Ela relatou que a fumaça também chegou a invadir a Rodovia Francisco Von Zuben (SP-091) e se preocupa das chamas se alastrarem mais.

"O risco está grande e a Santa Casa de Valinhos está logo ali e ainda há o risco do fogo voltar e queimar o restante [da mata] que sobrou. Se ninguém tomar uma previdência... O bombeiro veio, não tinha água, foi carregar o caminhão. Mas se demorar a voltar, o vento está aumentando e agora só por Deus mesmo".
Compartilhe  

últimas notícias