O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (4) da cerimônia de assinatura do novo contrato de concessão das rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos

Redação Publicado em 04/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 17h18
O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (4) da cerimônia de assinatura do novo contrato de concessão das rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos (BR-116/RJ/SP). Os leilões, vencidos pelo Grupo CCR, foram os maiores certames rodoviários promovidos pelo governo. Ao longo de 30 anos do contrato estão previstos investimentos de R$ 14,8 bilhões pelo grupo, que já operava a Via Dutra.

O trecho concedido tem 625,8 quilômetros e faz a ligação entre as regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de fazer parte da conexão entre a Região Nordeste e a Sul do país.
Durante a cerimônia, Bolsonaro, que estava acompanhado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que as obras não vão beneficiar apenas o Rio de Janeiro e São Paulo, mas também o restante do país.
“Essa entrega do Tarcísio [de Freitas] com a redução do pedágio na Dutra, a isenção de pedágio para motociclistas, é muito benéfica não só para São Paulo e Rio de Janeiro, mas para todo o Brasil”, disse o presidente.
Entre as melhorias previstas na concessão, está a ampliação da capacidade da via no trecho da Serra das Araras, com a construção de uma nova pista, permitindo quatro faixas de rolamento por sentido e acostamentos. No total, serão 80,1 km de duplicações, 601,8 km de faixas adicionais e 144 km de vias marginais.
Está prevista ainda a implementação de 2,6 km de túneis, 128 passarelas e, no mínimo, 535 pontos de ônibus. Também estão previstas dez praças de pedágio em todo o trecho concedido, com concessão de desconto na tarifa para aqueles usuários frequentes das rodovias e isenção da tarifa para motociclistas.
“Se nós tivéssemos prorrogado o contrato e simplesmente atualizado a tarifa pelo IPCA, esse deslocamento Rio-São Paulo iria sair [por] 70 reais. Ele vai ser feito por 50 reais, e quem tiver a tag [de pedágio] vai pagar 5% menos. Vai fazer esse deslocamento por R$ 47”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
Estão previstos também o monitoramento completo da Via Dutra com câmeras automáticas para identificação de incidentes, além da passagem de veículos sem necessidade de parada em pontos de pedágio em Guarulhos (SP).
.
.
.
Agencia Brasil
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Carol Barcellos vence fuso e falta de espaço em treino intenso em Tóquio

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa