Diário de São Paulo
Siga-nos
Estações

Estações meteorológicas portáteis elevam precisão no uso de defensivos agrícolas

Equipamentos estão distribuídos em municípios de São Paulo e Minas Gerais por meio de parceria entre cooperativa e empresa de fertilizantes. Tecnologia analisa temperatura, umidade relativa do ar e até risco de incêndios.

Estações meteorológicas portáteis elevam precisão no uso de defensivos agrícolas - Imagem: reprodução grupo bom dia
Estações meteorológicas portáteis elevam precisão no uso de defensivos agrícolas - Imagem: reprodução grupo bom dia

G1 Publicado em 03/09/2022, às 16h02


Uma rede de estações meteorológicas portáteisinstaladas nas regiões de Ribeirão Preto (SP)Presidente Prudente (SP) e no Triângulo Mineiro promete oferecer dados mais precisos sobre temperaturas, chuvas, ventos e até mesmo aderência a defensivos agrícolas, fundamentais para orientar a tomada de decisões por parte dos produtores rurais.

Fabricados pela companhia canadense Farmers Edge, os equipamentos foram implantados por meio de uma parceria entre a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana) e a Sumitomo Chemical, empresa que desenvolve, fabrica e comercializa defensivos agrícolas.

“As estações dão segurança para que o produtor tome suas decisões. Antes, a gente não tinha dados específicos de nossas principais regiões produtoras. Precisávamos ficar instalando equipamentos manuais, que não mediam com precisão, além de usar previsões gerais”, afirma Edgard Matrangolo Junior, engenheiro agrônomo responsável pelo Projeto Amendoim, da Copercana.

Como as estações funcionam

As estações estão distribuídas em unidades da cooperativa em Terra Roxa (SP), Sertãozinho (SP), distrito de Cruz das Posses, e Herculândia (SP), e propriedades de cooperados em Barretos (SP), Pitangueiras (SP), Rancharia (SP), além de Itapagipe (MG).

Com quase dois metros de altura, os equipamentos dispõem de uma placa lógica, considerada um “cérebro” que capta e reúne as informações recebidas pelos sensores.

Com isso, eles são capazes de medir e fazer previsões de temperaturas, umidade relativa do ar, velocidade dos ventos, riscos de incêndio, bem como fornecer índices como o Delta T, que apresenta condições para aplicação de fertilizantes ou defensivos, sendo um importante aliado em processos como a pulverização.

Segundo Matheus Capeloto, especialista de contas da Farmers Edge, o modelo utilizado pela Copercana é compacto e se conecta à internet por meio de um chip 4G, que, além de liberar as informações rapidamente, disponibiliza previsões específicas de cada região para os dez dias seguintes, renovando os índices de Delta T a cada hora.

“Os dados produzidos são bem completos. Para o vento, por exemplo, conseguimos, através da plataforma, mostrar a quantos quilômetros por hora chegaram as rajadas, o horário em que aconteceram e suas direções. Além disso, os produtores que utilizam nossos serviços podem acessar os dados fornecidos por qualquer estação no mundo. Só no estado de São Paulo, são cerca de 110 instaladas”, afirma.

Sem custo extra

De acordo com a cooperativa, a avaliação dos produtores sobre a nova tecnologia tem sido bastante positiva, já que, agora, eles conseguem elaborar um cronograma de aplicações, plantio e colheita sem precisar lidar com nenhum tipo de custo extra.

Produtor de cana e amendoim em Ibitiúva, distrito de Pitangueiras, Marcelo Lucente explica que as informações produzidas pelos equipamentos são bastante precisas.

“No meu caso, a probabilidade de chuva e os índices de vento são os principais usos. Ultimamente, aqui tem tido um vento terrível, o que já tinha sido previsto pelo sistema”, diz.

Lucente também destaca a maneira intuitiva de usar o sistema e disponibilizar os dados aos usuários. “É facinho de usar. Só abrir e pegar as estatísticas. É imediato. Recentemente, para dar um exemplo, 90% dos números sobre chuva bateram com o que aconteceu."

Compartilhe  

últimas notícias