Diário de São Paulo
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Em mais uma manhã de falhas na Linha 9 – Esmeralda, trens circulam com velocidade reduzida e lotam plataforma das estações

Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda somam 31 e 33 falhas, nesta ordem, desde a concessão, em 27 janeiro. No mesmo período do ano passado, CPTM registrou 6 falhas na Esmeralda e nenhuma na Diamante.

LINHA 9 - ESMERALDA
LINHA 9 - ESMERALDA

Redação Publicado em 09/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h04


Em mais uma manhã de falhas na Linha – 9 Esmeralda, os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada no horário de pico do transporte nesta quinta-feira (9).

Segundo a ViaMobilidade, o problema ocorreu na sinalização na região da Estação Grajaú entre 5h39 e 6h23.

Mesmo após a normalização, porém, passageiros relataram dificuldade para entrar nos vagões, lentidão na operação além da plataformas lotadas.

108 falhas em cinco meses

Linhas de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da ViaMobilidade tiveram 108 falhas registradas ao longo dos cinco primeiros meses do ano.

Levantamento da TV Globo mostra que, do total, 34 ocorrências foram na Linha 8-Diamante e outros 34 na Linha 9-Esmeralda. A lista é completada pelas linhas 12-Safira (16 falhas), 11-Coral (10), 7-Rubi (6), 10-Turquesa (3) e 13-Jade (1).

A ViaMobilidade é responsável pela administração das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda desde o dia 27 de janeiro deste ano. Neste período, as linhas somam 31 e 33 falhas, nesta ordem.

No mesmo período do ano passado, entre 27 de janeiro a 4 de julho, a CPTM registrou 6 falhas na Esmeralda e nenhuma na Diamante.

Convênio na Palmeiras-Barra Funda

Informações do Diário Oficial do Estado de São Paulo confirmam convênio entre CPTM e a ViaMobilidade para a estação Palmeiras-Barra Funda.

Segundo o texto, serão pagos R$ 5 milhões pela parceria, que envolve o uso de equipamentos e materiais da CPTM. A finalidade é diminuir as falhas nas linhas Diamante e Esmeralda.

De acordo com o promotor Silvio Marques, ele havia alertado a Secretaria de Transportes Metropolitanos “que era inaceitável a empresa cobrar a passagem dos usuários e não ressarcir o Estado pelo uso da plataforma adicional na Barra Funda e peças sobressalentes dos trens e que o MP (Ministério Público) poderia tomar providências por improbidade administrativas dos agentes públicos que não estavam cobrando”.

Em relação ao acordo, o “MP vai verificar a compatibilidade desses valores que vão ser pagos ao que poderia ser cobrado no mercado”.

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que criou uma força-tarefa com a CPTM e a concessionária ViaMobilidade para “melhorar os serviços nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda”.

G1
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